Câmara Municipal do Sabugal projecta Museu Português da Migração


Sabugal vai acolher o Museu Português da Migração, que está a ser criado pela Câmara Municipal local com a colaboração da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas. O Município do Sabugal, presidido por António Robalo, refere em nota enviada à agência Lusa que o futuro museu será «um lugar de interpretação dos processos migratórios». «O conceito, inicialmente explorado como Etnocentro – Fronteira de Memórias, tem vindo a ser desenvolvido nos últimos meses com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, a quem foi apresentado em Novembro de 2016, e evoluiu para um lugar de interpretação dos processos migratórios que se desenvolverá de forma dinâmica entre o Local e o Global: um museu no Sabugal sobre Portugal no mundo – o Museu Português da Migração (MPM)», explica a autarquia.
Segundo a fonte, o MPM «abordará a temática da migração centrada nas diversas motivações dos migrantes (económicas, profissionais, sociais, políticas), das suas diversas escalas (desde os movimentos internos aos movimentos pelo mundo) e dos processos de integração (a partilha de culturas/multiculturalidade e as novas formas de comunicação como facilitadoras dos fenómenos migratórios)».
De acordo com a autarquia, considerando a dinâmica global do museu, «serão abordadas temáticas complementares mais específicas do território de fronteira» onde o equipamento será inserido. No projecto haverá um espaço dedicado às fronteiras e o caso particular das relações transfronteiriças entre Portugal e Espanha onde a temática do contrabando «terá particular destaque», bem como «temáticas de importância mundial que marcam a actualidade». «A crise dos refugiados na Europa e no mundo será uma marca importante deste museu», é também indicado pela autarquia do Sabugal.
O município anuncia ainda que o seu presidente terá esta semana «mais uma reunião com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas sobre o desenvolvimento do projecto do MPM, cujo local foi já escolhido».