Challenge contou com a participação de 10 instituições


Dez instituições, mais de 100 crianças, jovens e adultos com deficiência acompanhados por 30 técnicos, participaram no 1º Challenge 2017, encontro que contou com a realização de um jogo de Futebol integrado (na passada 6ª feira) e com um Triatlo (no dia anterior) realizados no Campo do Zambito e na Barragem do Caldeirão, respectivamente. O Triatlo contemplou 1 quilómetro de canoagem, 3 quilómetros de Corrida e 5 de BTT.
O Challenge 2017 foi organizado pela CERCIG com o apoio do Município da Guarda, sob o lema “Desporto para todos”, na qual participaram instituições da Guarda, Covilhã, Castelo Branco, Fundão, Tondela e Portalegre.
Rui Carvalho, professor de Educação Física na CERCIG, contou a este semanário que o balanço das actividades foi muito positivo. O docente referiu que «as instituições e todos os jovens estavam satisfeitos porque passaram dois dias diferentes, conheceram uma modalidade nova que foi o futebol integrado e também pelo dia passado na Barragem do Caldeirão com as provas do Triatlo». «Conseguimos corresponder às expectativas, com boas condições para a prática do desporto e com boas unidades hoteleiras».
Apesar de haver sempre algum cariz competitivo, Rui Carvalho realçou que «não houve um primeiro lugar. Há um quadro competitivo mas todos os atletas receberam uma medalha igual e sem classificação e uma lembrança que também igual para todos. Tenta-se criar alguma competição mas não há prémios diferentes porque não é essa a ideia».
O docente destacou também a participação de um grupo de alunos da Escola Afonso de Albuquerque, da Guarda, nestas actividades. «Uma vez que o objectivo também passa pela inclusão, esta interacção acaba por ser muito positiva porque também é um convívio.
O 1º Challenge contou com a participação de dez instituições mas Rui Carvalho ainda não sabe se será possível organizar a próxima edição. «Haja vontade e dinheiro porque há sempre despesas com alimentação e alojamento», referiu.