Desportivo de Gouveia aguarda resposta da Federação Portuguesa de Futebol
O Desportivo de Gouveia e os restantes clubes que participaram nos “Play-off” de manutenção do Campeonato de Portugal Prio aguardam uma resposta em relação à proposta de alargamento daquela competição já na próxima temporada. A maioria dos clubes que participaram na prova formou um Movimento, por iniciativa de um dirigente do Desportivo de Gouveia, que, entre outros pontos, pede o alargamento de clubes na próxima época. Inicialmente o Campeonato vai ter 5 séries de 16 clubes, mas este Movimento propõe mais dois clubes em cada série, uma vez que o final do Campeonato está marcado para o dia 20 de Abril. «Alguns clubes têm jogadores cedidos por equipas da 2ª Liga e o Campeonato ao terminar a 20 de Abril, os jogadores continuam a receber e não estão em competição. E depois a próxima época só arranca em Agosto o que totaliza quase quatro meses de paragem», explica o presidente do Desportivo de Gouveia, Alberto Cardoso.
Ainda esta semana, a Federação Portuguesa de Futebol deverá pronunciar-se em relação a este Movimento que também deu conta desta preocupação ao Sindicato dos Jogadores, Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol e Associações Distritais.
O Movimento nasceu em Gouveia e rapidamente chegou aos restantes clubes. Alberto Cardoso sublinha que «o Movimento ainda foi formado antes do final do Campeonato e contou com um parecer favorável de todas as equipas». O dirigente acredita que a Federação Portuguesa de Futebol se mostre sensível em relação à pretensão dos clubes. Se a resposta for positiva, os clubes que disputaram os“plays-offs” de manutenção garantem a permanência.
O novo modelo competitivo do Campeonato de Portugal regista várias alterações, entre as quais a extinção das fases de subida e descida. O número de séries também será reduzido, mas vão ter mais equipas.Na época 2018/2019 a prova vai contar apenas com 72 equipas, em vez das actuais 80.A prova passa a ter apenas uma fase, a regular, com cinco séries, cada uma com 16 equipas. A subida à 2ª Liga vais jogar-se em sistema de play-off entre os cinco primeiros classificados de cada série. Os quartos-de-final e as meias-finais jogam-se a duas mãos.
As duas equipas finalistas, que têm acesso directo à 2ª Liga, vão defrontar-se em campo neutro para apurar o vencedor do Campeonato de Portugal Prio. Quanto às descidas, os últimos seis classificados são despromovidos aos distritais, não havendo fase de descida mas apenas regular.
A próxima temporada será de transição já que o modelo definitivo só será aplicado em 2018/2019. O número de equipas vai passar aí de 80 para 72 e o CPP contará apenas com quatro séries, de 18 equipas cada.
Na época 2018/2019 o play-off de subida é jogado apenas pelos dois primeiros classificados de cada série e aos distritais descem os últimos cinco de cada série.