Equipa de Futsal da Guarda 2000 já marcou 116 golos


A equipa de Futsal feminino da Guarda 2000 já marcou 116 golos em apenas 9 jogos. Nos primeiros quatro encon-tros, as guardenses atin-giram os 58 golos, e nos restantes cinco encontros foram apontados mais 58. Com ainda 5 partidas para disputar e dada a média de golos marcados é expectável que a Guarda 2000 ainda possa chegar aos 150 golos marcados. Joana Maia, com 22 golos, é a melhor marcadora.
Faustino Caldeira
fcaldeira@gmpress.pt
equipa de Futsal Feminino da Guarda 2000 apresenta um dos melhores ataques a nível nacional de todas as competições nacionais e distritais de Futsal. Em 9 jogos, as guardenses já marcaram 116 golos, o que dá uma média de 12,8 golos por jogo. Com excepção de três encontros, o número de golos marcados tem sempre dois dígitos. A maior goleada foi frente ao Grupo Desportivo de Meda (21 golos) seguido de duas vitórias com 19 golos apontados frente ao Penaverdense e à Associação Desportiva de Vila Franca das Naves. A vitória menos expressiva foi diante do Celoricense (2º classificado) onde o jogo terminou com 6-1, sendo que a equipa de Celorico da Beira também tem fortes possibilidades de chegar aos 100 golos marcados no campeonato.
Os 116 golos foram apontados por 13 atletas (dois foram auto-golo) e a melhor marcadora da equipa é Joana Maia, com 22 golos, seguida de Cátia Almeida com 17. A completar o “pódio” aparece Sandra Rita, com 15 golos apontados. A defesa menos batida do Campeonato também pertence à equipa da Guarda, com apenas três golos sofridos frente ao Grupo Desportivo de Trancoso, Guarda UD (na 1ª volta) e Celoricense.
No próximo Sábado, a formação orientada por Segura Fernandes desloca-se a Pinhel para cumprir o jogo que está em atraso desde a 4ª jornada e, em caso de vitória, aumenta para 6 pontos a distância para o 2º classificado, ficando depois com mais 4 encontros para realizar.
O treinador refere que «a equipa tem demonstrado uma superioridade avassaladora durante estas primeiras jornadas do Campeonato Distrital de Futsal Feminino, superioridade demons-trada nas vitórias em todos os jogos disputados, no total de golos marcados e ainda no reduzido número de golos sofridos».
Com o título quase assegurado, o técnico acrescenta que «ainda com vários jogos por disputar, a vantagem pontual é confortável, permitindo que a equipa esteja nesta fase a procurar melhorar estratégias colectivas, trabalhar lances pré-definidos, cumprir orientações técnicas, no fundo, desenvolver competências colectivas que permitam numa fase posterior defrontar adversários mais difíceis e com outros níveis de exigência».
Com uma equipa com muitas atletas experientes por terem representado, no passado, outras formações, Segura Fernandes realça «a capacidade concretizadora da equipa e a excelente prestação defensiva, sendo que os níveis motivacionais se mantêm em níveis elevados, apesar das facilidades encontradas na maioria dos jogos disputados». Os objectivos desta equipa estão a ser concretizados de forma segura e confiante, permi-tindo-nos acalentar algumas ambições e estabelecer novos horizontes no panorama do futsal nacional», acrescenta.
Equipas do distrito em momento diferente
Se a formação de futsal feminino da Guarda 2000 já marcou 116 golos e sofreu 3 em 9 jogos, liderando o campeonato com mais 3 pontos e menos um jogo, há equipas do distrito que vivem momento oposto. Na mesma competição, a nova equipa do Grupo Desportivo da Meda não tem qualquer ponto conquistado e já sofreu 102 golos em 10 jogos. Já no Futsal masculino, o Mileu também ainda não pontuou com 9 encontros já realizados. No Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Futsal, o Grupo Cultural e Recreativo de Casal de Cinza também conta por derrotas os jogos disputados e já sofreu 98 golos.