Feira de São João no ponto mais alto da Guarda


A secular feira anual de São João, na Guarda, agendada para o dia 24 do corrente, vai este ano decorrer entre as zonas envolventes do Jardim José de Lemos e da Torre de Menagem, o ponto mais alto da cidade. A novidade foi avançada esta Segunda-feira pelo presidente da Câmara, Álvaro Amaro, durante uma conferência de imprensa que serviu para anunciar a programação dos santos populares na Guarda, que envolve stands gastronómicos, uma exposição de artes e ofícios, o concurso “Boneca de Cristal” e muita animação.
A localização da feira, que em 2015 foi realizada na envolvente do Mercado Municipal e da Central de Camionagem, é uma das novidades do programa e tem por objectivo funcionar como «teste» para a possível mudança da feira quinzenal, que se realiza junto à Quinta do Ferrinho, num local «sem condições», para «algures na cidade». «Quando e onde» não se sabe, mas Álvaro Amaro afirmou que será «como os feirantes entenderem», adiantando que a autarquia e a Associação de Feirantes estão a estudar a questão.
Sérgio Costa, vereador responsável pelo pelouro do Urbanismo, garantiu que o diálogo tem sido «franco e aberto» e que «acolheram logo na primeira reunião esta iniciativa», destacando a «mente aberta» dos feirantes.
«É a feira de São João mais alta do país, porque caminhamos para os mil metros de altitude», destacou.
Também o programa “Santos do Bairro”, que vai na sua terceira edição, a decorrer entre 16 e 26 deste mês, tem algumas inovações, «que tem sido a nossa pedra de toque, não só nos “Santos do Bairro” como em tudo o que realizamos», sublinhou Álvaro Amaro, destacando o facto de os últimos três dias do evento serem da responsabilidade do Município. Nos restantes será dos seis bairros envolvidos, concretamente São Vicente, Luz, Alfarazes, Póvoa do Mileu, Bonfim e Sequeira.
Cada bairro terá uma noite de festa, durante a qual apresentará a boneca alusiva à tradição de São João. A boneca costumava ser queimada na fogueira, mas, com a criação do concurso, que atribui um prémio de 1.200 euros ao bairro vencedor, a autarquia decidiu premiar, no último dia dos festejos, a melhor “Boneca de Cristal”.
A animação começa no dia 16 em São Vicente, seguindo-se o bairro da Luz (17), Alfarazes (18), Póvoa do Mileu (19), Bonfim (21) e Sequeira (22).
«Sem o envolvimento dos bairros não seria possível [o evento]», admitiu o vereador da Cultura, Victor Amaral, que destacou a «dimensão sócio-cultural» deste projecto e «a importância das associações locais» na sua realização. «É um movimento participativo que deve ser valorizado», entende o vereador, que desafiou os jornalistas a assistirem à preparação dos bairros para a festa dos santos populares. «É um envolvimento que é salutar», afirmou Victor Amaral, sublinhando que com este projecto a autarquia pretende «fomentar as dinâmicas bairristas, adormecidas durante alguns anos». O investimento «é de valorização dos bairros e também da cidade, em várias frentes», referiu o vereador da Cultura, que afirmou haver uma expectativa «interessante» na adesão das pessoas a este evento.
A organização estima que os vários momentos do evento “Santos do Bairro” envolverão, entre participantes e público, um total de 11.272 pessoas.