Guarda é o segundo distrito com Internet móvel mais rápida


Guarda é o segundo distrito onde a Internet móvel atinge maior velocidade em todo país, com uma velocidade média de download de 21,8 Megabits por segundo (Mbps), revela hoje um estudo da Deco Proteste. Braga lidera o “ranking”, com 28,1 Mbps.
A Deco Proteste analisou os valores médios de “download” (descarregamento) de todos os 18 distritos e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, verificando que é no Norte e no Centro que se encontra a maior diferença. Braga (28,1 Mbps), Guarda (21,8 Mbps), Beja (21,2 Mbps) e Lisboa (20,8 Mbps) são os distritos onde a velocidade média de “download” é maior.
Por seu lado, Vila Real (10 Mbps), Santarém (10 Mbps), Portalegre (10 Mbps) e Coimbra (10,7 Mbps) são os que apresentam menor velocidade.
No Norte do país, Porto (19,9 Mbps), Viana do Castelo (17 Mbps) e Bragança (13,7 Mbps) seguem-se atrás de Braga com a maior velocidade de internet. Nas regiões do Centro e do Interior, o estudo discrimina que Aveiro tem uma velocidade média de 16,3 Mbps, Viseu de 13,9 Mbps, Leiria de 13,6 Mbps e Castelo Branco de 15 Mbps. No Alentejo e no Algarve, verifica-se que Évora conta com uma velocidade média de 18,9 Mbps, Setúbal de 18 Mbps e Faro de 18 Mbps. Já nas Regiões Autónomas, a Madeira possui uma velocidade de 16,4 Mbps, mais 2,4 Mbps do que a dos Açores.
A Deco Proteste examinou “smartphones” de cerca de 35 mil utilizadores que utilizaram a aplicação QualRede, que informa sobre qual é a operadora – Vodafone, MEO e NOS – que fornece melhor Internet móvel. A publicação descreveu ainda que já foram feitas medições para 112 dos 308 concelhos que estão detalhadas no mapa de velocidade, na Internet.
De acordo com a Deco Proteste, a Vodafone é a operadora com melhor Internet com 14.175 pontos, seguida da MEO com 9.998 e a NOS em terceiro com 9.455. A pontuação de cada operadora calcula-se a partir da medição da velocidade média de “download” (descarregamentos) e de “upload” (carregamentos) e dos resultados do desempenho na reprodução do YouTube e da navegação “web”.