Jornadas Europeias do Património assinaladas no distrito


As Jornadas Europeias do Património 2017, que se realizam entre Sexta-feira e Do-mingo, subordinadas ao tema “Património e Natureza”, vão envolver 1.500 actividades em 160 concelhos do país, oito dos quais do distrito da Guarda. As mais de 800 entidades públicas e privadas que se propuseram organizar iniciativas para estes dias duplicou a oferta registada no ano passado, revelou na passada Quinta-feira a Direcção-Geral do Património Cultural, ao anunciar o programa oficial.
A Guarda é entre os oito concelhos do distrito aquele que mais actividades tem agendadas, uma das quais a ter lugar em Salamanca. Concretamente o lançamento do catálogo de peças da exposição Del Jardín del Bosco – Diálogos com o Museu da Guarda de Florencio Maillo, esta Sexta-feira pelas 12h00.
No dia seguinte, pela 17h00, Sérgio Pissarra e Pedro Ribeiro vão estar no Museu para orientar um workshop de boas práticas para caminheiros que pretendem realizar o Caminho de Santiago.
A Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo promove duas actividades, ambas a ter lugar no Domingo e no Castro da aldeia: palestra sobre o tema das Jornadas por Fernando Carvalho Rodrigues, pelas 17h00, e, uma hora mais tarde, um espectáculo pelo grupo de música tradicional “Gaiteiros da Beira”.
Ainda no Domingo, entre as 9h00 e as 12h30 haverá uma caminhada, com dificuldade média, de uma parte do troço do Caminho de Santiago no concelho da Guarda, entre o Museu da Guarda e Portela (Aldeia Viçosa); A Igreja Matriz daquela aldeia recebe, pelas 15h00, a palestra Caminhos de Santiago – Património e Natureza, por José Luis Sanches, sobre o traçado do Caminho de Santiago e a sua relação com o património natural no concelho da Guarda; e ainda descida em rappel e slide da Catedral da Guarda entre as 14h00 e as 18h00.
No concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, a Ribacvdana organiza Sábado e Domingo uma visita guiada entre as Ruínas do Castelo de Monforte de Ribacôa e o Museu do Côa.
Para Domingo estão agendadas duas actividades na antiga escola de Vilar de Amargo, sede da entidade organizadora, a Associação de Desenvolvimento Local Terra do Lagarto: À Descoberta do Património Arquitectónico de Vilar de Amargo, uma caminhada à descoberta daquela aldeia através dos olhos de pessoas locais, com início às 15h00, e jogos tradicionais, a partir das 16h00.
Em Vila Nova de Foz Côa, três dias três iniciativas: Pelo caule da memória – conjunto de três actividades pedagógicas direccionadas ao público escolar, sobre temas em torno das memórias relacionadas com a Natureza do Vale do Côa, entre as 9h00 e as 16h00 de Sexta-feira; Navegar nas águas da memória do Côa – percurso fluvial em canoa descendo o troço final do rio Côa, entre as 9h15 e as 16h30 de Sábado; e residência artística nos espaço públicos interiores e exteriores do Museu do Côa, às 11h00, 12h00, 17h00 e 19h00 de Domingo.
Um percurso entre a Barragem da Lagoa Comprida e a Câmara de Carga de Sabugueiro, com passagem pelo Covão do Forno, é a proposta do Museu Natural da Electricidade, no concelho de Seia, agendada para as 10h00 de Sexta-feira.
Ainda em Seia, a Santa Casa da Misericórdia promove o II Concurso de Fotografia – Olhares sobre o Património, a acontecer se Sexta a Domingo das 10h00 às 18h00.
Nos restantes concelhos haverá apenas uma actividade no âmbito das Jornadas, uma iniciativa do Conselho da Europa e da Comissão Europeia.
Em Almeida, a Ponte do Côa irá acolher esta Sexta-feira, das 10h00 às 12h30, uma acção de limpeza/sensibilização, que pretende consciencializar para a preservação do património cultural e natural da região e promover a reflexão sobre os trágicos incêndios de 2017.
Gouveia optou por visitas pedagógicas ao espólio arqueológico de origem romana, pelas judiarias da cidade e por lugares de valor ambiental, a acontecer nos três dias durante a manhã e a tarde.
A Casa Municipal da Cultura de Mêda recebe, no Sábado, uma exposição dedicada aos patrimónios naturais e construídos na Região do Douro seguida de conferencia sobre a presença humana na região e ainda uma breve apresentação da evolução humana.
Para Trancoso está prevista uma visita ao Campo da Feira, onde a partir do séc. XIX, se passou a realizar a feira e o mercado semanal. A activi-dade, destinada ao público escolar, acontece entre as 9h00 e as 12h30 de Sexta-feira.
GM