Manteigas inicia processo de geminação com localidade italiana
Manteigas prepara-se para se geminar com Torre de’Passeri. Ser uma localidade «mais ou menos da dimensão de Manteigas, também com características de montanha – é meio caminho entre Roma e o Mar Adriático, que há-de sofrer das mesmas contingências periféricas», são os motivos que pesaram na decisão do Município em escolher aquela localidade italiana, situada na região de Abruzzo.
O processo de geminação, patrocinado e financiado pelo programa “Europa para os Cidadãos” da União Europeia, terá duas partes, a primeira das quais a ter lugar naquela vila serrana com a realização de duas conferências (29 de Abril e 29 de Maio) e dois seminários (6 e 13 de Maio). A segunda parte ocorrerá em Torre de’Passeri, com a realização de um novo ciclo de conferências.
A autarquia não foi «consultada» na calendarização das referidas iniciativas e a data do primeiro seminário coincide com a Conferência da Montanha [International Conference Managing Mediterranean Mountain Geoheritage], promvida pela Geopark Estrela, agendada para dias 6 e 7 de Maio em Manteigas.
«Já contactei com a direcção para tentar enquadrar a Conferência da Montanha neste programa da Europa para os Cidadãos, para não haver sobreposição de eventos e seminários numa terra pequenina no mesmo dia. Já fiz essa proposta e acho que não há inconveniente nenhum da parte da Geopark, até porque a Conferência de Montanha vai ser muito rica», adianta o vice-presidente da Câmara, José Cardoso.
Para dar início ao processo de geminação, o Município de Manteigas dispõe de «18 mil euros», uma verba que não deixa muito tranquilo o autarca. «Temos que arranjar soluções económicas porque senão a dotação não chega», reconhece.
José Cardoso justifica a preocupação: «Em cada evento vêm 10 italianos e um comité da delegação de Barcelona do [programa] Europa para os Cidadãos e vamos ter que pagar as passagens aéreas, os alojamentos e as dormidas com esses 18 mil euros. Temos pelo menos 40 passagens aéreas, embora sejam cada vez mais baratas, mas só para aí vai metade do orçamento».
GM