Municípios de Pinhel e Gouveia criticam Ministério da Saúde por impedir divulgação do relatório diário sobre a Covid-19


Os municípios de Pinhel e de Gouveia criticam o Ministério da Saúde pelo facto de estarem a ser impedidos de divulgar o relatório diário da situação epidemiológica referente a cada concelho.
A autarquia de Pinhel esclareceu esta noite, através de uma nota publicada na rede social facebook, que tendo em conta «as directrizes emanadas pelo Ministério da Saúde», o município vê-se «obrigado a deixar de publicar o relatório diário da situação referente ao concelho de Pinhel».
A autarquia explica que «pese embora a vontade de manter informada a comunidade pinhelense quanto à evolução da COVID-19 no concelho» não o poderá continuar a fazer «por respeito pelas normas emanadas pelo Governo». A Câmara de Pinhel manifesta o seu desacordo em relação à decisão do Ministério da Saúde considerando que «em nada beneficia a população que tem o direito a estar informada.
O município de Gouveia também já manifestou o seu desagrado considerando que «esta decisão prejudica o exercício das competências do município» por «constituir um grave entrave ao planeamento e operacionalização das medidas municipais de contingência que tenham de vir a ser tomadas». A Câmara de Gouveia acrescenta que esta decisão «prejudica a relação de confiança, verdade e transparência que o município de Gouveia tem procurado cultivar com os seus munícipes, sobretudo durante este período particularmente crítico, impedindo-o de informar as suas populações à cerca da real evolução da pandemia no concelho».
O município explica à população de Gouveia que o Ministério da Saúde decidiu remeter a divulgação dos dados para a consulta dos boletins publicados pela Direcção-Geral da Saúde, mas a Câmara de Gouveia aponta que os mesmos «se têm revelado muito desfasados da realidade que nos tem sido dada a conhecer pela Unidade Local de Saúde da Guarda».
Até ontem, os municípios divulgavam o relatório diário da situação epidemiológica da Unidade Local de Saúde da Guarda. Ontem havia 192 pessoas infectadas com Covid-19 na área da ULS da Guarda. Hoje há pelo menos mais um caso, o primeiro registado no concelho de Fornos de Algodres, como revelou esta noite o município.