Nove escolas participaram no encontro de actividades rítmicas expressivas


São cerca de 170 jovens envolvidos nas actividades rítmicas expressivas , alguns dos quais estão a apostar fortemente naquela modalidade desportiva. Depois de um primeiro encontro, num pavilhão gimnodesportivo, o palco do Teatro Municipal da Guarda (TMG) acolheu a 5ªedição do “Encontro de Atividades Rítimas Expressivas do Desporto Escolar da Guar-da”. A equipa da Secundária Afonso de Albuquerque, da Guarda, viria ser escolhida para representar o distrito da Guarda nos regionais, agendados para amanhã em Coimbra. A equipa de São Pedro do Sul representará o distrito de Viseu. O encontro nacional ocorrerá mais tarde em três localidades do Norte.
A equipa da Guarda não conseguiu até agora marcar presença no nacional e o ano passado obteve o terceiro lugar no regional, disse ao TB o coordenador distrital do Desporto Escolar, Carlos Sacadura, adiantando que a equipa de São Pedro do Sul, «que já tem cultura de dança», é a que tem tem conseguido o apuramento para o nacional. Na sua opinião, a Secundária Afonso Al-buquerque também já começa a ter «essa cultura de dança», o que, sublinha, «torna tudo muito mais fácil» para os jovens prosseguirem essa modalidade. Carlos Sacadura adiantou ao TB que entre os muitos jovens que participam nas actividades rítmicas, há alguns que estão a apostar fortemente na modalidade, estando mesmo a ser acompanhados em ginásios privados.
Concretamente em relação à participação das escolas do distrito da Guarda, no espectáculo da passada Sexta-feira foram apre-sentadas oito coreografias, cinco das quais de nível introdutório e três de nível avançado. Ao todo foram cerca de 170 alunos, desde o 5º ao 12º ano. «Achamos que estamos a fazer um trabalho que está, de alguma maneira, a alavancar as actividades expressivas e o que é certo é que estamos com 170 miúdos num espaço profissional, como é o TMG», afirmou Carlos Sacadura, frisando que «eles próprios sentem-se profissionais, chegando a estar nervosos e até com má disposição, mas acabam por ter guarda-roupa, camarins e técnicos de som e luz».
O coordenador considera que «o espectáculo é melhor nesta fase distrital do que no regional, que volta a realizar-se num pavilhão». «Ao decorrer num espaço como é o TMG, permite abrir o desporto escolar à comunidade educativa. Depois do espectáculo somos muitas vezes interpelados pelos pais dizendo que que não sabiam que os miúdos treinavam assim ou que faziam aquilo. Esta envolvência é benéfica para todos, tanto mais que sentimos que as direcções escolares estão motivadas porque os pais já começam a pressionar para que os alunos apresentem as coreografias no TMG», salienta Carlos Sacadura.
No espectáculo da passada Sexta-feira par-ticiparam nove escolas, sete das quais do distrito da Guarda (Afonso de Al-buquerque, Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Meda, Trancoso, EB 2,3 de Tourais-Paranhos) e duas do distrito de Viseu (São Pedro do Sul e Vouzela/Campia). É que, por não ter a dimensão do da Guarda nas actividades rítmicas expressivas de nível avançado, a coordenação do Desporto Escolar decidiu convidar as duas escolas de Viseu para participarem no espectáculo no TMG, embora as classificações tenham sido diferentes. Assim, cada um dos distritos tem direito a um representante nos regionais, agendado para amanhã, em Coimbra. A equipa da Secundária Afonso de Albuquerque vai representar o distrito da Guarda no regional e a de São Pedro do Sul o distrito de Viseu. O nacional decorrerá em três locais do Norte (Matosinhos, Gondomar e Valongo).
Reportagem fotográfica e de vídeo na página do facebook do Jornal Terras da Beira.