Quercus classifica cinco praias fluviais do distrito da Guarda com qualidade de ouro


A associação ambientalista Quercus classificou este ano 381 praias portuguesas com o galardão “qualidade de ouro” entre elas cinco do distrito da Guarda. Para além de Valhelhas (concelho da Guarda), Albufeira de Vale do Rossim (concelho de Gouveia), Lapa dos Dinheiros e Loriga (concelho de Seia), também a Relva da Reboleira, situada no concelho de Manteigas, passa a ter esta distinção, sendo uma estreia. De recordar que as praias de Valhelhas, Lapa dos Dinheiros e Loriga também foram distinguidas este ano com a Bandeira Azul.
O galardão Qualidade de Ouro é uma iniciativa da Quercus que premeia as praias portuguesas com a melhor qualidade da água balnear. A atribuição da classificação de praia com “qualidade de ouro” obedece a um conjunto de critérios de avaliação da água balnear, que, de acordo com o estabelecido no ano passado, deve ter sido classificada como excelente nas últimas cinco épocas balneares (2015 a 2019) e não pode ter registado qualquer tipo de episódio de desaconselhamento ou proibição da prática balnear ou interdição da praia no último ano.
Das 381 praias distinguidas em todo o país, 321 são costeiras, 54 são interiores e seis são de transição. Apesar do aumento global de galardões face a 2019, a Quercus nota, através de um comunicado, uma diminuição no número de praias costeiras e de transição galardoadas, pelo segundo ano consecutivo, enquanto as praias interiores obtiveram mais 14 distinções.