Rotunda da Avenida de S. Miguel (Guarda) vai ter locomotiva a vapor


A rotunda do cruzamento da Avenida de S. Miguel com a Avenida da Estação, a chamada rotunda do Polis Guarda, vai ter uma locomotiva a vapor, concretamente a “CP 294 de 1913”, e respectivo “tender” (vagão reboque), que serão cedidos em regime de comodato, pela Fundação do Museu Nacional Ferroviário (FMNF). O acordo foi aprovado na passada Segunda-feira pelo executivo municipal.
O presidente da autarquia, Carlos Chaves Monteiro, informou que a Câmara não pagará nada pela locomotiva a não ser o transporte até à Guarda, a sua requalificação e a colocação na rotunda. A estimativa de custos apresentada pela FMNF para o restauro da locomotiva e o “tender” ronda os 21 mil e 660 euros. O autarca espera que seja para breve a sua concretização.
Recorde-se que inicialmente estava prevista uma locomotiva a carvão (CP 1505), idêntica à que está instalada em Vilar Fomoso, mas foi destinada para outra autarquia. Posteriormente foi colocada a hipótese de ser uma diesel (CP 1453), mas saiu gorada essa solução. Agora, surge a possibilidade ser colocada uma locomotiva a vapor datada de 1913. O autarca já tinha dado essa informação numa recente reunião da Assembleia Municipal e, na passada Segunda-feira, a proposta viria a ser aprovada. A cedência da locomotiva vigora pelo prazo de 20 anos, a contar da data da assinatura do acordo, sendo automaticamente renovável por períodos de cinco anos.
Carlos Chaves Monteiro assegura que a autarquia só tem que assumir a deslocação do Barreiro para a Guarda, a sua requalificação e colocação na rotunda. Para além disso, o Município assume o compromisso das despesas de manutenção e conservação da máquina.
Como é referido no acordo, o projecto de restauro da locomotiva é da responsabilidade da FMNF mas a autarquia fica obrigada a adquirir «os serviços necessários» à sua execução. De acordo com a estimativa de custos apresentada pela FMNF, o restauro da locomotiva ultrapassará os 13.800 euros, enquanto que o “tender” ascende os 7.700 euros. No total serão cerca de 21.600 euros.
«O restauro do conjunto Locomotiva + Tender poderá ser feito em simultâneo ou separadamente, consoante os recursos materiais e humanos disponíveis», refere a Fundação, embora defenda que é «mais vantajoso» que «a intervenção seja simultânea nos dois veículos pois os procedimentos são basicamente os mesmos e o prazo de execução será obviamente menor».
A FMNF acrescenta que «a locomotiva e o tender poderão ser alvo de intervenção simultânea por equipas e em locais diferentes, sendo necessário um elevado número de meios humanos e materiais para que este trabalho seja concluído num prazo máximo de 6 meses».
A rotunda onde será colocada a locomotiva custou aos cofres do município cerca de 350 mil euros, tendo a obra sido adjudicada à empresa António Saraiva e Filhos em Janeiro de 2018. A intervenção englobou o arranjo das zonas envolventes e da plataforma central, onde será colocada a locomotiva.
De acordo com o site “www.trainlogistic.com/pt/”, a «locomotiva 294 – Construção HENSCHEL – 1913 foi adquirida pelos CFE Divisão SSE com o nº 204» mas «com a integração na CP, em 1931 foi renumerada 1204 e em 1952 foi renumerada 294».