Rui Rio anuncia amanhã à tarde mais candidatos às autárquicas


O líder nacional do PSD, Rui Rio, agendou para amanhã, às 15h30, em Coimbra, uma conferência de imprensa para apresentar mais candidatos do partido às próximas autárquicas, como é referido na agenda disponível no site oficial do partido. Desconhece-se, por agora, se será nessa altura que será confirmada a candidatura de carlos Chaves Monteiro à Câmara da Guarda.
Como o TB noticiou ontem e hoje na edição online, o líder distrital do PSD da Guarda, Carlos Condesso, está convicto de que «se a direcção nacional cumprir as orientações que ela própria aprovou, que é os presidentes de câmara em funções que queiram e possam candidatar-se serão candidatos» a escolha do candidato à autarquia da Guarda «poderá recair sobre o actual presidente, Carlos Chaves Monteiro».
Recorde-se que a Comissão Política distrital do PSD aprovou, no passado dia 19 de Fevereiro, o nome do actual presidente da Câmara da Guarda para ser o candidato do partido às próximas eleições autárquicas. A escolha começou por ser feita por unanimidade no órgão mais restrito (a comissão permanente) e foi, depois, confirmada na comissão política alargada, onde têm assento os presidentes das comissões políticas de secção. Aqui, Carlos Monteiro teve o voto contra do líder da concelhia da Guarda, Sérgio Costa, e três abstenções de dirigentes de outros concelhos representados.
Porém, a hipótese do líder da Concelhia e actual vereador sem pelouros, Sérgio Costa, ainda ser o escolhido não está completamente afastada. A Distrital tomou conhecimento que havia já sido remetida pela concelhia, directamente à direcção nacional, a indicação do antigo vice-presidente do município. E considerou que ambas as propostas (a de Carlos Monteiro, feita pela distrital; e a Sérgio Costa, pela concelhia) poderão ser apreciadas pela comissão política nacional, até por se tratar da escolha para a Câmara de uma capital de distrito. O “desempate” será agora feito em Lisboa.