Ruizinho de Penacova e Toy animam Feira da Castanha de Trancoso


Toy e Ruizinho de Penacova vão animar a VII Feira da Castanha e Paladares de Outono que está a decorrer este fim-de-semana e também no próximo Pavilhão Multiusos de Trancoso. O certame, promovido pela Câmara Municipal de Trancoso, visa homenagear os produtores locais e de divulgar e preservar os produtos endógenos, com destaque para a castanha.
Segundo a autarquia, o programa do certame anual inclui animação, espectáculos musicais, ‘workshops’, jornadas técnicas, conferências, actividades de ‘showcooking’, concursos, magustos populares e um passeio micológico, entre outras iniciativas. Do cartaz musical destacam-se espectáculos do artista Ruizinho de Penacova (hoje às 22h30) e do cantor popular Toy (22h30 de dia 9 de Novembro).
O certame, que este ano é realizado pela primeira vez em dois fins de semana, vai contar com a participação de cerca de 70 expositores que ocupam o Pavilhão Multiusos, existindo também uma área exterior para exposição de maquinaria agrícola e uma tenda para animação e espectáculos musicais.
O presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Amílcar Salvador, admitiu à agência Lusa que pelo recinto do certame devem passar “40 mil pessoas”. Segundo o autarca, a VII Feira da Castanha e Paladares de Outono foi alargado a dois fins de semana “porque a feira vem crescendo [de ano para ano], a apanha da castanha estende-se ao longo de algumas semanas, permitindo assim o escoamento, e porque os próprios produtores fizeram esse apelo” à organização.
O concelho de Trancoso tem actualmente cerca de 900 produtores de castanha das variedades Martaínha e Longal e é o único do distrito da Guarda que integra a região demarcada de produção de castanha DOP Soutos da Lapa.
De acordo com Amílcar Salvador, o município tem uma produção anual de castanha “que ronda as três mil toneladas, o que gera cinco a seis milhões de euros”.
Trancoso recebeu em Setembro deste ano o X Encontro Europeu da Castanha, que foi promovido pelos municípios de Trancoso e de Penedono, pela RefCast – Associação Portuguesa da Castanha, pela Assembleia das Regiões Hortícolas Europeias (AREFLH) e pela Coopenela – Cooperativa Agrícola de Penela da Beira.