Serviços de Pediatria da região promovem Encontro de Neurodesenvolvimento da Beira Interior
Os serviços de Pediatria do Centro Hospitalar da Cova da Beira, da Unidade Local de Saúde da Guarda e da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco promovem, no próximo dia 23, o IV Encontro de Neurodesenvolvimento da Beira Interior. A organização deste evento é rotativa, cabendo este ano a responsabilidade de o promover ao Centro Hospitalar da Cova da Beira, na Covilhã.
O objectivo da iniciativa, que decorrerá no auditório do Parkurbis – Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, é de dinamizar e potenciar as capacidades instaladas na região, ao nível dos cuidados de saúde hospitalares direcionados à criança e ao adolescente. O tema central será «Os Desafios Constantes na Busca do Sucesso», um assunto estreitamente relacionado com o desempenho/performance escolar das crianças e o impacto que este tem nas suas vidas.
Os promotores explicam que a finalidade deste encontro é «promover a aquisição de conhecimentos na área do desenvolvimento psicomotor da criança, tanto a nível dos profissionais de saúde, como dos professores e educadores que se debatem com esta problemática; visa ainda a troca de experiências e a promoção da comunicação entre todos os envolvidos no processo».
No âmbito deste encontro serão debatidas diversas matérias como: “A importância da autonomia”; “Sono, comportamento, escolaridade e sucesso”; “Os alunos autorreguladores…”, “A importância do jogo e da actividade física na vida quotidiana de crianças e jovens”; “Para além da sala de aula”; “Não gosto da escola! Como motivar para a aprendizagem?”; “Estratégias para a melhoria do rendimento escolar”; “Conquistas na diferença”; “E depois do Diagnóstico…”; “Intervenções terapêuticas em crianças com alterações do desenvolvimento…”.
Haverá ainda lugar à apresentação da experiência da Associação Pais-em-Rede, bem como à realização de uma conferência intitulada “Futuro das crianças. Emergência desconhecida ou oportunidade perdida?”, apresentada pelo pediatra José Carlos Peixoto, do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.