SONY DSC

“Festa da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais” a votos na segunda semi-final do concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular – SICAL”

Com o não apuramento da “Festa da Transumância e dos Pastores” (Seia) na primeira semi-final, realizada no passado Domingo em Loulé, a “Festa das Amendoeiras em Flor e dos Patrimónios Mundiais” (Foz Côa) é a única candidata do distrito da Guarda que ainda pode chegar à final do concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular – SICAL”. Mas para que tal aconteça tem que ser apurada na segunda meia-final, que disputa com treze pré-finalistas.

A “Festa das Amendoeiras em Flor e dos Patrimónios Mundiais”, recorde-se, foi a candidatura mais votada na final regional, transmitida em directo na RTP 1 a partir do exterior do Museu do Côa, batendo a “Cestaria Fina de Gonçalo” (Guarda), o “Cobertor de Papa de Maçainhas” (Guarda), o “Julgamento e Morte do Galo” (Guarda), “Nossa Senhora da Assedace” (Casais de Fogosinho – Gouveia), as “Tesouras de Tosquia” (Donfins do Jarmelo – Guarda) e a “Festa da Transumância e dos Pastores” (Seia), a segunda mais votada na final regional.

Este lugar na tabela permitiu-lhe participar no programa de repescagem, que teve lugar a 16 do corrente, onde o voto popular decidiu os oito repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais, que se irão juntar aos 20 vencedores.

Estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas, e a 5 de Setembro será efectuada a Declaração Oficial das “7 Maravilhas da Cultura Popular – SICAL”, no prime-time da RTP, a partir de Bragança.

A primeira meia-final foi disputada no passado Domingo, que apurou os primeiros sete finalistas: “Festa de São João de Braga”, “Criptojudaísmo de Belmonte”, “Festa da Espiga” (Faro), “Colete Encarnado” (Vila Franca de Xira), “Santos António, Festas de Lisboa”, “Bailinho da Madeira” e Romaria de São João d’Arga” (Caminho).

Este Domingo disputa-se a segunda meia-final, que a “Festa das Amendoeiras e Flor e dos Patrimónios Mundiais” disputa com mais treze pré-finalistas. O voto popular, tal como tem acontecido nas várias fases do concurso, decidirá quem passa à fase seguinte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *