A feira e os “Santos Populares” na Guarda
A secular feira anual de São João, na Guarda, regressou, na passada Sexta-feira, ao centro da cidade. Em tempos chegou a assentar arraiais no Jardim José de Lemos, prolongando-se pela zona do Hotel Turismo. Depois chegou a expandir-se para a zona da Dorna. Também já se realizou na área da Mata, Estádio Municipal e Escola Secundária Afonso de Albuquerque. Há muitos anos que decorria na encosta, próximo Colégio de São José.
A exemplo do que aconteceu no ano passado, a Feira de São João voltou a ocupar algumas ruas da cidade, embora desta vez a área definida tenha sido totalmente diferente. Enquanto que no ano anterior foi realizada na envolvente do Mercado Municipal e da Central de Camionagem, agora decorreu entre a zona do Jardim José de Lemos e a Torre de Menagem, o ponto mais alto a cidade.
No mesmo dia da feira, começou a festa de encerramento dos “Santos do Bairro”, que envolveu os bairros de São Vicente, Luz, Alfarazes, Póvoa do Mileu, Bonfim e Sequeira. Cada bairro teve uma noite de festa, durante a qual apresentou a boneca alusiva à tradição de São João.
No Domingo, derradeiro dia dos “Santos do Bairro”, decorreu a apresentação das marchas populares da Associação Desportiva e Cultural de Alfarazes, Associação Cultural Social e Recreativa da Sequeira e Centro Social e Recreativo do Bairro da Luz. À noite ficou a saber-se que o Bairro da Póvoa do Mileu venceu a “Boneca de Cristal” e que a primeira edição das marchas populares foi ganha pelo Bairro da Luz.