AD Fornos de Algodres e SC Meda discutem Domingo o 1º lugar
A Associação Desportiva de Fornos de Algodres e o Sporting Clube de Meda discutem, este Domingo, em Fornos de Algodres, o 1º lugar no Campeonato Distrital da Associação de Futebol da Guarda. A jornada, a última de 2016, antecede a habitual paragem nesta quadra de Natal e Ano Novo. As duas formações contabilizam 24 pontos, mais um do que o Sporting do Sabugal que vai folgar nesta ronda. No fundo da tabela classificativa, Vila Cortez, Manteigas, Vilar Formoso e Figueirense tentam fugir do último lugar, que dita a descida ao segundo escalão.
Há muito que não se via um campeonato distrital com três equipas numa luta acérrima pelo topo da classificação. A tabela classificativa já conheceu vários líderes mas, nas últimas três jornadas, os três primeiros começaram a distanciar-se dos restantes clubes. No próximo Domingo, em Fornos de Algodres, a Desportiva local recebe o Sporting de Meda e do encontro vai resultar o líder do Campeonato, antes da habitual paragem da quadra do Natal e Ano Novo.
No caso de haver um vencedor neste jogo, a distância do 1º para o 3º classificado até vai aumentar para 4 pontos, uma vez que o Sporting do Sabugal folga na próxima jornada.
O equilíbrio também foi evidente nos dois confrontos entre estas três equipas. A Desportiva de Fornos recebeu o Sporting do Sabugal e, no final do encontro, registou-se o empate a um golo e os raianos também conquistaram um ponto na deslocação à Meda, faltando agora esta partida entre a Desportiva de Fornos de Algodres e o Sporting de Meda. Teoricamente, os raianos, que podem ficar a 4 pontos do líder da classificação, têm uma 2ª volta mais fácil, uma vez que recebem os mais directos adversários, na condição de visitado.
A duas jornadas do final da 1ª volta, a Desportiva de Fornos é a equipa mais goleadora da prova, com 29 golos marcados, o Sporting de Meda já festejou 20 vezes e o Sporting do Sabugal apontou 17 golos. No entanto, os raianos têm a defesa menos batida (5 golos), o Sporting de Meda tem 8 e a Desportiva de Fornos de Algodres 6 golos sofridos, números que também ilustram algum equilíbrio.
Das restantes equipas, apenas o Aguiar da Beira chegou aos 20 golos marcados, mas está a 6 pontos dos líderes e o Trancoso tem 7 golos sofridos e está no 7º lugar com 15 pontos.
Quatro equipas lutam pela manutenção
Com 11 jornadas já realizadas há ainda 4 equipas que não chegaram aos dez pontos: Vila Cortez, Vilar Formoso, Ginásio Figueirense e Manteigas. Nos primeiros três casos os clubes já começaram tarde a preparar a temporada e no caso dos serranos a falta de investimento no plantel sénior também está a deixar marcas. Um pouco mais distantes estão a Desportiva do Soito e o Estrela de Almeida. A próxima jornada também poderá provocar algumas alterações nas classificações destas equipas, até porque o Estrela de Almeida recebe o Figueirense e o Vila Cortez recebe a Desportiva de Manteigas. Mais difícil parece ser a deslocação do Sporting de Vilar Formoso ao Vilanovenses, equipa que parece estar agora a recuperar algum do terreno perdido a meio da 1ª volta. O Soito recebe o Trancoso.
Já na última jornada da 1ª volta, marcada para o dia 8 de Janeiro, as atenções estão viradas para a deslocação da Desportiva de Fornos de Algodres a S. Romão. A equipa do concelho de Seia está agora no 5º lugar mas não conseguiu vencer um dos 3 jogos realizados com os 3 primeiros classificados. No entanto, é uma formação que se mostra sempre forte quando joga no seu reduto. Já o Sporting do Sabugal e a Desportiva do Soito reeditam o “derby” concelhio e o Sporting de Meda recebe o Estrela de Almeida.
Faustino Caldeira
fcaldeira@gmpress.pt