Adiada retirada da locomotiva a vapor da CP da estação de Gaia para a Guarda

A retirada de uma locomotiva a vapor da estação de Vila Nova de Gaia rumo à Guarda, prevista para a madrugada de Sábado, foi adiada devido a uma janela de tempo insuficiente para executar a operação, segundo a CP.

Questionada pela agência Lusa, fonte oficial da CP – Comboios de Portugal indicou que «a janela de tempo não foi suficiente» para retirar a locomotiva CP 294, de fabrico Henschel, datada de 1913. O procedimento foi adiado para data a definir, adiantou a mesma fonte.

Uma das seis locomotivas a vapor que estão actualmente na estação das Devesas, em Gaia, distrito do Porto, será transportada para a Guarda, disse à Lusa, na terça-feira, fonte da CP.

Em causa está a locomotiva CP 294, que irá para a Guarda «de acordo com um protocolo entre a FMNF [Fundação Museu Nacional Ferroviário] e a autarquia dessa cidade, onde irá ser restaurada e colocada numa rotunda».

A operação estava prevista para ser feita durante a madrugada de Sábado, movimentando a locomotiva de 64,345 toneladas e o “tender” [vagão-reboque] para a linha de estaleiro da DST, empreiteiro das obras que actualmente decorrem no local, onde seria «carregada para camiões que a transportarão até à Guarda».

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia rejeitou que a permanência das locomotivas a vapor na estação das Devesas seja «uma questão gaiense», entendendo que a preservação do património ferroviário cabe à CP – Comboios de Portugal. «Não fazemos disto uma questão gaiense, porque não temos museu do comboio e acreditamos que este é um património nacional e não local», pode ler-se numa resposta enviada pela autarquia de Vila Nova de Gaia a questões da Lusa.

Estão na estação das Devesas, desde os anos 90, seis locomotivas a vapor do início do século XX, que deixaram de operar em meados da década de 70: uma da Winterthur (número 072, de 1916), quatro da Henschel (números 282, 294, 0184 e 0190, de 1910, 1913, 1924 e 1924, respectivamente) e uma da Schwarzkopff (número 701, de 1912).

«A deslocação das restantes locomotivas para outro local encontra-se em avaliação, não tendo ainda sido tomada uma decisão», refere a CP, que também adiantou que, «neste momento, não está prevista a alocação de outras locomotivas a outros espaços».

A CP disse ainda à Lusa que «o restauro não é viável para a recolocação em condições de circulação, uma vez que implicaria custos idênticos ou superiores a uma locomotiva nova», mas todas «poderão ser restauradas para fins estáticos e expositivos, mesmo replicando algumas peças em falta».

Em Outubro de 2014, a CP deslocou as locomotivas a vapor na estação das Devesas para uma nova linha, «sem o perigo da instabilidade» verificado no local em que se encontravam naquela estação.

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