Agrupamento de Escolas de Trancoso vence fase distrital do Euroscola


O Agrupamento de Escolas de Trancoso ficou em primeiro lugar na fase distrital do Concurso Euroscola 2020, organizado a nível nacional pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com a participação da Assembleia da República e das direcções regionais da Juventude dos Açores e da Madeira.
Ao concurso, este ano com o tema “Valores europeus: também são os teus!”, podem candidatar-se as escolas participantes no Parlamento dos Jovens, que a Assembleia da República organiza em colaboração, entre outras entidades, com o IPDJ, desse mesmo ano. Cada escola candidata deverá inscrever dois alunos participantes que têm de estar inscritos nos 10º ou 11º ano, lê-se na página electrónica do concurso.
Apenas quatro das dezassete escolas do distrito da Guarda que concorreram ao programa se candidataram ao Euroscola, concretamente os agrupamentos de Gouveia, de Seia, de Trancoso e de Aguiar da Beira, informa o IPDJ em comunicado.
O júri, constituído por João José Pina Prata (professor e presidente da Junta de Freguesia da Guarda), Márcia Cristina P. P. Perico (professora e formadora no Centro Qualifica CFAD) e Anabela Pires da Fonseca (Gabinete de Relações Internacionais Instituto Politécnico da Guarda), avaliou os trabalhos escritos e apresentados em vídeo, tendo atribuído a vitória ao Agrupamento de Escolas de Trancoso, representado pelas alunas Mariana Fernandes Bento e Mariana Luís Monteiro.
O trabalho vencedor será agora apreciado por um Júri Nacional que irá decidir quais as escolas que participarão nas Sessões Euroscola, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.