Aida Carvalho vai presidir à Fundação Côa Parque


Aida Carvalho, natural de Viana do Castelo e docente no Instituto Politécnico de Bragança, foi escolhida pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, para ser a presidente da Fundação Côa Parque, substituindo no cargo Bruno Navarro, falecido no final de Janeiro. A Fundação Côa Parque é a entidade que gere o Museu e Parque Arqueológico do Vale do Côa.
Como refere um comunicado do Ministério da Cultura emitido esta manhã, Aida Maria Oliveira Carvalho, 47 anos, é doutorada em Ciência da Cultura, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e mestre em História das Populações, pela Universidade do Minho. Detém ainda uma pós-graduação em Turismo e Património Religioso, pela Universidade Católica de Lisboa e uma pós-graduação em Gestão Cultural, pelo Instituto Politécnico do Porto. Licenciou-se em Estudos Europeus, pela Universidade Lusófona do Porto.
É, desde Setembro de 2001, docente no Instituto Politécnico de Bragança e coordenadora do Departamento de Artes e Humanidades, bem como membro da Comissão Científica do mestrado de Marketing Turístico, além de investigadora no Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo. Ao longo dos anos, publicou vários artigos em revistas científicas especializadas na área do património e do turismo cultural.
Entre 1996 e 2001, Aida Maria Oliveira Carvalho foi guia-intérprete no Vale do Côa. «Tem sido, ao longo dos anos, testemunha privilegiada da história e cultura desta região, à qual tem dedicado grande parte da sua vida profissional», refere Graça Fonseca, acrescentando que «acredita-se, por isso, que saberá dignificar o trabalho de quem tão brilhantemente a antecedeu, sendo agora incumbida do importante papel de contribuir para a conservação e divulgação deste valioso lugar de História e Património, de reconhecida importância mundial».