Alunos de Gonçalo que estudam em Belmonte regressam amanhã à escola depois de terem testado negativo à covid-19


Os 21 alunos de Gonçalo, freguesia do concelho da Guarda, que frequentam o Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral, em Belmonte, vão retomar amanhã as actividades lectivas depois de todos os testes à covid-19 terem tido resultado negativo, como anunciou esta tarde em comunicado o município de Belmonte.
Os alunos têm estado em casa com ensino à distância depois da delegada de saúde da Cova da Beira ter determinado, na semana passada, a suspensão da actividade lectiva presencial dos alunos residentes naquela freguesia devido à situação epidemiológica naquela localidade do concelho da Guarda.
Os pais foram informados que não deveriam levar os alunos aos estabelecimentos de ensino por um período de 14 dias. A Junta de Freguesia de Gonçalo reagiu contra a decisão e considerou «excessivas» as medidas considerando que criaram «na população de Gonçalo um sentimento discriminatório».
As autoridades locais decidiram então realizar testes a toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas Pedro Alvares Cabral de Belmonte, incluindo aos 21 alunos de Gonçalo, tendo ficado acordado que os mesmos iriam retomar o ensino presencial se o resultado do teste à covid-19 fosse negativo.