Alunos do distrito disputam Parlamento dos Jovens


Mais de duas dezenas de escolas do distrito da Guarda disputam no início da próxima semana a fase distrital do Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.
Os alunos do secundário dos doze estabelecimentos de ensino do distrito que se inscreveram na iniciativa defendem o tema “40 anos da Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico” na próxima Segunda-feira, entre as 9h30 e as 18h00, na delegação da Guarda do Instituto Português do Desporto e da Juventude, naquela cidade.
Apresentam as suas propostas as escolas secun-dárias Afonso de Albuquerque (Guarda), da Sé (Guarda), de Figueira de Castelo Rodrigo, de Gouveia, de Pinhel e a Gonçalo Anes Bandarra (Trancoso), as básica e secundária de Fornos de Algodres e de Mêda, as profissionais da Serra da Estrela (Seia) e de Trancoso, o Instituto de Gouveia – Escola Profissional e a Básica n.º 2 de Manteigas.
De fora ficam o Agru-pamento de Escolas de Seia, a ENSIGUARDA – Escola Profissional da Guarda, e as escolas básica e secundária Sacadura Cabral (Celorico da Beira) e a Tenente Coronel Adão Carrapatoso (Vila Nova de Foz Côa), que desistiram «durante o período das Sessões Escolares», refere a página oficial da iniciativa.
“Os jovens e a constituição: Tens uma palavra a dizer” é o desafio lançado aos jovens do ensino básico, que defendem as suas propostas no dia seguinte, entre as 10h00 e as 17h30, nas instalações do Centro de Interpretação da Serra da Estrela, em Seia. Participam na sessão as escolas básicas São Miguel (Guarda), Dr. Guilherme Correia de Carvalho (Seia), nº 2 de Manteigas, as escolas básica e secundária de Fornos de Algodres e Tenente Coronel Adão Carrapatoso (Vila Nova de Foz Côa), a Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca (Sabugal) e as secundárias de Figueira de Castelo Rodrigo, de Gouveia e Gonçalo Anes Bandarra (Trancoso).
Inscrita para o Parla-mento dos Jovens – Básico estava também a Escola Secundária Afonso de Albuquerque (Guarda), mas «desistiu antes das Sessões Escolares».
O programa culmina com a realização da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, dias 8 e 9 de Maio para o Secundário e 22 e 23 de Maio para o Básico, onde se reúnem os deputados jovens, a nível nacional, representando cada distrito ou região autónoma, na qual se aprova, após debate em Comissões e em Plenário, a Recomendação final sobre o tema daquela edição do Parlamento dos Jovens.