Amadeu Poço na lista de Fernando Gomes à FPF

O presidente da Associação de Futebol da Guarda (AFG), Amadeu Poço faz parte da lista de Fernando Gomes às eleições para a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Amadeu Poço surge como um dos suplentes, o que não é incompatível com o cargo que ocupa na AFG.
Numa entrevista que deu a este semanário, o responsável pelo futebol no distrito desvalorizou o facto de há 3 anos ter feito parte de uma lista adversária (na altura liderada por Carlos Marta) e chega mesmo a referir que a única lista a sufrágio é consensual.
O presidente da Associação de Futebol da Guarda (AFG), Amadeu Poço, aceitou o convite que lhe foi dirigido para fazer parte da única lista candidata às eleições para a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), liderada por Fernando Gomes.
«Será mais uma forma de poder contribuir para uma melhor ligação entre a AFG e a FPF. A minha perspectiva é sempre apoiar o futebol no distrito da Guarda e, nesse aspecto, acabo por estar mais perto do órgão de decisão», referiu.
Amadeu Poço surge na lista de Fernando Gomes como um dos suplentes, o que não será impeditivo de se voltar a candidatar à AFG. O dirigente explicou que «a posição onde estou não é de 1º ou 2º lugar e não perspectivo que alguém possa sair e nem a minha intenção foi entrar como efectivo. Se fosse para entrar como efectivo não aceitaria porque em primeiro lugar está a AFG, mas vou ter mais trabalho o que até pode ser favorável ao futebol do distrito».
Confrontado com o facto de há 3 anos ter feito parte da lista de Carlos Marta, na altura adversário de Fernando Gomes, o presidente da AFG deixou entender que a única lista a sufrágio no próximo dia 4 de Junho é consensual, adiantando que «o próprio Carlos Marta manifestou o apoio a Fernando Gomes e de entre os 84 elementos da Assembleia-geral da FPF apenas o FC Porto, o Sporting, a Académica e a Associação de Viana do Castelo não subscreveram a lista, o que dá uma ideia de que a maioria está satisfeita e que concorda com este novo mandato».
Para além de Amadeu Poço também o presidente do Conselho de Arbitragem da AFG, Luís Brás está na calha para fazer parte da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) o que, a acontecer, poderá levar a direcção da AFG a escolher um novo elemento para o Conselho de Arbitragem. Amadeu Poço disse que «esta é uma questão a analisar, porque se trata de uma situação em que ele é convidado», afastando desde logo que haja algum desentendimento entre a direcção e o Conselho de Arbitragem. «Temos a melhor relação de amizade e ele até pode desempenhar outra função na direcção da AFG», referiu.
Gala será no próximo Sábado
A Gala da AFG está marcada para este Sábado em Aguiar da Beira, tal como a final da Taça de Honra que irá colocar frente-a-frente o Desportivo de Trancoso e a Associação Desportiva de Aguiar da Beira. O local escolhido coincide com a “casa” de um dos finalistas mas há muito que tinha sido anunciado que a final da Taça seria em Aguiar da Beira. O presidente da AFG justifica que «está dentro daquela perspectiva de descentralização de eventos. Aguiar da Beira ainda não tinha recebido qualquer iniciativa. Tem um óptimo estádio e uma equipa que tem participado nos campeonatos nacionais e houve entendimento com a Câmara Municipal, que também mostrou interesse em receber a final e a Gala, onde serão entregues os prémios aos campeões distritais».
Na entrevista que deu a este semanário, Amadeu Poço fez ainda um balanço positivo dos campeonatos distritais, uma vez que «não houve casos pendentes que impeçam a homologação das provas», mas lamentou a descida aos distritais do Sporting do Sabugal, no futebol de 11, e do Grupo Desportivo das Lameirinhas, no futsal.
Quanto à recandidatura para mais um novo mandato de 4 anos na AFG, Amadeu Poço anunciou que já tem quase 80 por cento de subscrições, o que deve impedir que haja mais qualquer lista a sufrágio. No entanto, não esconde que «gostava que houvesse outra lista, mas este número de subscrições é também uma demonstração de confiança no trabalho que foi desenvolvido nos últimos anos».
Faustino Caldeira
fcaldeira@gmpress.pt