Amaro apela aos que se afastaram há quatro anos, como por exemplo Manuel Rodrigues, para que regressem à família Social-democrata
O presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, que se recandidata ao cargo, quer fazer «a maior coligação pela Guarda» e espera mesmo vir a ter o apoio dos ex-militantes do PSD que há quatro anos abandonaram o partido por se terem envolvido numa candidatura independente, como foi o caso de Manuel Rodrigues (ex-líder da Concelhia do PSD).
O assunto foi abordado no plenário de militantes, realizado na passada semana, tendo Álvaro Amaro dado o exemplo de Manuel Rodrigues, que em 2013 optou por se envolver na candidatura independente “A Guarda Primeiro”, liderada por Vergílio Bento (ex-vice-presidente do executivo municipal presidido pelo socialista Joaquim Valente), que, viria, no entanto, a ser afastada do acto eleitoral pelo Tribunal, por irregularidades nas declarações de propositura.
Na opinião do autarca social-democrata, se houve militantes que, apesar de terem optado por orientações diferentes do PSD, não foram expulsos, «então os que, em consciência, decidiram sair, é chegada a hora de apelar para que regressem» à família social-democrata. Álvaro Amaro aproveitou para deixar elogios a Manuel Rodrigues pela postura que tem tido ao longo destes quatro anos. «Depois que saiu [do PSD], ninguém viu ou ouviu a criticar isto ou aquilo, pelo menos publicamente», salientou.
Instado a comentar o desafio lançado pelo autarca, Manuel Rodrigues respondeu ao TB que, «passadas as turbulências de há quatro anos e definido o novo quadro político autárquico», foi «assunto» com o qual «nunca mais» se preocupou, «não tendo redefinido qualquer posicionamento em relação ao mesmo, pois todas as intervenções têm os seus momentos» (ver texto ao lado).
Caso viesse a ser convidado para integrar uma das listas da provável coligação PSD/CDS, o ex-militante social-democrata respondeu que «as intervenções têm os seus momentos próprios», adiantando que, nesta altura está «concentrado na actividade profissional» e que é assunto que não equacionou.