Amendoeiras em flor dinamizam Figueira Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa

SONY DSC
A floração das amendoeiras, que anuncia a chegada da Primavera, atrai todos os anos milhares de visitantes à região do Douro para apreciarem as paisagens que vão mudando de cor.
Os municípios de Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa investem num programa cultural, recreativo e desportivo para aproveitar este fluxo de turistas e dinamizar a economia local.
Em Figueira de Castelo Rodrigo, localidade que adoptou o estatuto de “Rainha da Amendoeira”, o programa teve início no último fim de semana e vai prolongar-se até 13 de Março. Um dos pontos altos destas festividades é a Feira do Almendro, que terá lugar a 6 de Março em Barca D’Alva. Nesse dia, aquela localidade transforma-se ao receber milhares de turistas, muitos deles espanhóis, que procuram os produtos tradicionais e característicos da região. Destacam-se ainda na programação os concertos da dupla brasileira “Lucas & Mateus” e dos portugueses “Diapasão”, a IIIª Concentração Motard, uma sessão de Show Cooking, a Festa da Caça e o 6º Raid TT.
O município de Figueira considera este fenómeno da natureza como «o maior e o mais apelativo cartaz turístico desta região» evidenciando que atrai milhares de pessoas. A autarquia realça que a zona tem um património edificado «invejável» e que ao visitar o concelho se pode «saborear a gastronomia de excelência».
Em Vila Nova de Foz Côa, a festa da Amendoeira vai ter início no próximo fim de semana e prolongar-se até 13 de Março. Sob o título “Capital da Amendoeira”, a programação inclui a Feira de Actividades Económicas do Concelho – a ExpoCôa, que se realiza de 26 a 28 de Fevereiro. Destaque também para os concertos de Miguel Gameiro, Ana Malhoa e dos D.A.M.A. Haverá ainda uma montaria,o tradicional Desfile Etnográfico, um passeio de cicloturismo e Festival de Folclore entre outras actividades. Aos fins de semana, decorrerá também entre os restaurantes aderentes a iniciativa “Rebusco da Amêndoa”.
As primeiras excursões às amendoeiras floridas remontam à década de 40, data em que surge o primeiro cartaz e respectivo programa festivo. Foram as denominadas Jornadas turísticas em homenagem às amendoeiras. A partir daí foi um efeito bola de neve. E a grande publicidade foi feita pelos turistas.