Américo Rodrigues é o novo director-geral das Artes

Américo Rodrigues foi hoje nomeado director-geral das Artes, em substituição de Sílvia Belo Câmara, anunciou o Ministério da Cultura. O antigo director do Teatro Municipal da Guarda e coordenador da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, nesta cidade, de onde é natural, assume o cargo «a partir da próxima Quarta-feira, dia 13 de Fevereiro», referiu a tutela em comunicado.
Américo Rodrigues nasceu em 1961 na Guarda. Trabalha a nível experimental com a voz desde 1979, altura em que estagiou com a actriz Catherine Dasté em Paris. Poeta sonoro, actor, encenador e programador de eventos culturais. Poeta com vários livros, diversas plaquetas e poemas-objectos publicados.
Tem desenvolvido um trabalho contínuo de improvisação vocal para teatro, música, poesia, dança e performance. Para além da voz tem utilizado brinquedos, apitos, silo metálico, buzinas de ar e cornetas de plástico. Participou em vários workshops de improvisação musical e vocal. Tem apresentado o seu trabalho em vários festivais na Europa e América do Sul.