Ana Borges e Sílvia Rebelo no momento histórico da Selecção Nacional feminina
Ana Borges e Sílvia Rebelo, atletas do concelho de Gouveia e que passaram pela Fundação D. Laura dos Santos, de Moimenta da Serra, estiveram entre as jogadoras portuguesas que, na semana passada, conseguiram o apuramento inédito para um campeonato europeu. As duas atletas estiveram no onze inicial nos dois confrontos com a Roménia e Ana Borges até fez a assistência para o golo português, já no prolongamento. Agora segue-se o Europeu, em Julho e Agosto do próximo ano, na Holanda. O sorteio da competição realiza-se no dia 8 deste mês.
As atletas do concelho de Gouveia Ana Borges e Sílvia Rebelo, que representam o Chelsea e o Sporting de Braga, respectivamente, estiveram entre o lote de jogadoras que, na semana passada, conseguiram o apuramento para o Campeonato Europeu de Futebol Feminino, que vai decorrer na Holanda, entre os dias 16 de Julho e 6 de Agosto do próximo ano.
Presenças assíduas na selecção lusa, as duas gouveenses fizeram parte do onze inicial nos dois jogos de apuramento frente à Roménia.
No primeiro jogo, no Estádio do Restelo, em Lisboa, as comandadas de Francisco Neto tudo fizeram para vencer, mas o azar e a ineficácia castigaram Portugal e o jogo terminou com um empate a zero. Cláudia Neto chegou mesmo a desperdiçar uma grande penalidade que, a ser golo, daria outra tranquilidade para o segundo encontro. Mas foi em Cluj, na Roménia, que surgiu o apuramento inédito. Novamente com Ana Borges e Sílvia Rebelo no onze inicial, o empate sem golos persistiu no final dos 90 minutos e foi necessário o prolongamento para “carimbar o passaporte” para o Europeu na Holanda. O lance do golo de Portugal começou aos 105 minutos. Ana Borges teve uma incursão pelo lado direito do ataque português e colocou o esférico em Andreia Norton, que, no coração da área, inaugurou o marcador. Estava feito o mais difícil mas ainda faltavam muitos minutos para jogar e a Roménia, a jogar em casa, ainda não tinha deitado por terra o objectivo de alcançar o apuramento. , se bem que o golo marcado fora e depois do empate sem golos em Portugal, obrigava as romenas a marcarem pelo menos dois golos.
O empate surgiu aos 111 minutos e os 9 minutos finais foram de sofrimento para defender a igualdade e a ansiedade. No final, como ilustram as imagens de uma estação televisiva que transmitiu o encontro, o momento foi de festa e alegria em pleno relvado.
A Selecção Nacional de Futebol Feminino conseguia, pela primeira vez, o apuramento para o Campeonato da Europa e com duas jogadoras do distrito da Guarda na equipa inicial, Ana Borges e Sílvia Rebelo, mas também com Filipa Rodrigues (antiga jogadora da Fundação D. Laura dos Santos, actualmente ao serviço do Estoril, e que esteve no banco de suplentes) e Amanda Dacosta (atleta radicada nos Estados Unidos da América, mas que tem ligações familiares à freguesia de S. Paio, em Gouveia).
No dia seguinte, a comitiva foi recebida no aeroporto de Lisboa em verdadeira euforia.
«Esta qualificação tem um significado enorme. O grupo foi muito difícil. Depois, no play-off, tivemos que defrontar uma equipa forte, a Roménia. Na primeira-mão tivemos oportunidades para marcar mas não as conseguimos concretizar. Além disso falhámos uma grande penalidade. E a segunda mão tornou-se mais tensa. Não queríamos uma decisão nas grandes penalidades. Mesmo depois de a Roménia ter empatado, continuei a acreditar que a minha equipa iria vencer a eliminatória», afirmou o técnico responsável pelo inédito apuramento de uma Seleção Nacional de futebol feminino para uma competição internacional.
Agora as atenções viram-se para o sorteio a realizar, no próximo dia 8, em Roterdão, na Holanda. Portugal estará no Pote 4, juntamente com a Áustria, Bélgica e Rússia. Nos restantes potes estão as seguintes equipas: Pote 1: Holanda (anfitriã, grupo A), Alemanha (detentora do título), França e Inglaterra; Pote 2: Noruega, Suécia, Espanha e Suíça; Pote 3: Itália, Islândia, Escócia e Dinamarca; Pote 4: Áustria, Bélgica, Rússia e Portugal.
Faustino Caldeira
fcaldeira@gmpress.pt