António Costa, que foi reeleito secretário-geral do PS, obteve na Guarda menos um voto do que o seu opositor


António Costa foi reeleito no Sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O dirigente socialista Daniel Adrião, que pela terceira vez se apresentou na disputa da liderança, obteve cerca de 6% dos votos nestas eleições directas.
No concelho da Guarda, Daniel Adrião obteve mais um voto do que o actual líder nacional, isto é, 80 contra 79. Quanto à escolha de delegados ao congresso nacional, a lista B, encabeçada por Agostinho Gonçalves (ex-líder da Concelhia) e que era afecta a Daniel Adrião, venceu com 91 votos contra 68 da lista A, liderada por Gonçalo Amaral, afecta a António Costa. Cada uma das listas elegeu dois representantes.
A COC refere, numa nota que, «faltando ainda atribuir 161 delegados do total de 1.087 delegados com direito a voto é inequívoca a reeleição de António Costa para secretário-geral do PS, nas eleições que decorreram digitalmente no dia 11 de Junho e presencialmente nos dias 18 e 19 de Junho». Segundo a Comissão Organizadora do Congresso, António Costa foi eleito com 94% dos votos, sendo que Daniel Adrião obteve 6% dos votos validamente expressos.
António Costa, 59 anos, é secretário-geral do Partido Socialista desde 22 de Novembro de 2014 e primeiro-ministro desde 26 de Novembro de 2015.