Aparelho de TAC do hospital da Guarda em funcionamento
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou Terça-feira que o aparelho de tomografia axial computorizada (TAC), que registou uma fuga de radiação, já foi reparado e está a funcionar «devidamente licenciado». «A licença solicitada à Direcção Geral de Saúde (DGS), através de processo instruído para esse mesmo efeito, foi ontem [Segunda-feira] rececionada pelo Conselho de Administração da ULS da Guarda e a Sala de TAC entrou imediatamente em funcionamento», refere a ULS em comunicado.
A fonte lembra que a interrupção do funcionamento do aparelho de TAC do hospital da Guarda «teve a ver com o facto de terem sido detectados valores de radiação ligeiramente superiores ao normal» junto ao vidro que separa a sala de TAC da sala dos técnicos. «Assim que [foi] identificado o problema foram agilizados todos os procedimentos para substituição do vidro, foram efectuadas novas medições pela Medical Consult e remetido o pedido de licenciamento para a DGS», conclui a nota.
No dia 19 de Dezembro de 2016, a direcção da ULS da Guarda confirmou a existência de uma fuga de radiação no aparelho de TAC do Hospital Sousa Martins, mas afirmou tratar-se de uma situação que não oferecia «perigosidade» para a saúde. O presidente do Conselho de Administração, Carlos Rodrigues, explicou em conferência de imprensa que logo que a situação foi conhecida, no dia 16 de Dezembro, «por precaução», foi encerrado o serviço de TAC e foi pedido a duas empresas que medissem as radiações.