Aprovada a candidatura para a construção do Quartel dos Bombeiros de Famalicão da Serra

Foi aprovada na semana passada a candidatura aos fundos comunitários para a construção do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra, no concelho da Guarda. A candidatura foi aprovada pelo Portugal 2020 no Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR). De acordo com a informação divulgada na página daquele Programa, a candidatura «visa dotar o seu corpo de bombeiros de uma infraestrutura adequada à operacionalidade uma vez que presentemente se aloja numa infraestrutura sem condições mínimas de operacionalidade dos seus meios físicos e humanos». Acrescenta-se que a candidatura «cumpre os critérios técnicos definidos de elegibilidade dos beneficiários» e que tem «uma implementação prevista de 15 meses».
Recorde-se que a Associação aguardava a aprovação da candidatura aos fundos comunitários para avançar com a obra. Como lembrou o presidente da Associação, António Fontes, no último aniversário da corporação, há quatro anos que a Associação anda «na luta pela construção do novo quartel», referiu António Fontes. A obra representa um investimento aproximado de 775 mil euros.
O novo quartel vai ocupar mais de 2600 metros quadrados de terreno, sendo que 754 metros quadrados serão para a construção do quartel e os restantes para arranjos exteriores, parada, tanque de abastecimento, gerador, circulação e estacionamento.
Recorde-se que o quartel vai ser construído em terrenos integrados na Reserva Ecológica Nacional (REN), tendo sido reconhecido como obra de «interesse social» pela Secretaria de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território. O parecer positivo foi justificado «pela falta de condições do actual quartel, sem instalações e condições de salubridade suficientes ao bem-estar dos utilizadores». Foi dado aval à obra por se ter constatado a «impossibilidade prática de encontrar, fora das áreas de REN, uma localização alternativa, técnica e financeiramente viável». ”A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra, com um corpo activo de 56 elementos, foi criada em 3 de Julho de 2007, sucedendo à Secção Destacada dos Bombeiros de Gonçalo, que também ocupava as actuais instalações.”O corpo de bombeiros foi criado após a tragédia que ocorreu no dia 9 de Julho de 2006, quando um violento incêndio florestal na área da freguesia vitimou cinco sapadores chilenos e um bombeiro da então Secção Destacada dos Bombeiros Voluntários de Gonçalo. Dez anos volvidos, os voluntários continuam a ocupar, provisoriamente, instalações cedidas pela paróquia, que não possuem as melhores condições de operacionalidade.