Aprovada Carta Europeia de Turismo Sustentável “Gata-Malcata Terras do Lince”


A candidatura do território da Serra da Malcata à Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), dinamizada pelos municípios de Almeida, Penamacor e Sabugal, foi aprovada pela Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais (EUROPARC).
A CETS denominada “Gata-Malcata Terras do Lince”, que envolve uma vasta parceria, tem como objectivo promover a região abrangida ao nível do turismo sustentável em áreas protegidas. «A iniciativa partiu dos municípios de Almeida, Penamacor e Sabugal e contempla um vasto leque de agentes, que se mobilizaram e envolveram naquela que é a certificação que reconhece as estratégias de turismo sustentável em áreas protegidas na Europa», refere em comunicado a Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional, com sede em Almeida.
Segundo a associação, que é responsável pela gestão, coordenação e monitorização da CETS, a candidatura foi validada «após vários meses de reuniões/fóruns, preparação do plano de acção e documento estratégico, e após visita do auditor no passado mês de Maio».
Na nota enviada à comunicação social é referido que para os presidentes das três autarquias abrangidas, António Baptista Ribeiro (Almeida), António Luís Beites (Penamacor) e António Robalo (Sabugal), «este é um passo de extrema importância para a coesão territorial e para o desenvolvimento turístico» daquele território dos distritos da Guarda e de Castelo Branco. «A cooperação e o trabalho em rede que este projecto exige para a sua sustentabilidade têm sido determinantes e espera-se que se perpetuem no tempo, pois o “galardão” é válido por cinco anos e após esse prazo será novamente reavaliado o trabalho», é referido.
Os autarcas «louvam» a certificação atribuída pela EUROPARC e sublinham «o apoio incondicional dos parceiros e entidades envolvidas, organizados por grupos temáticos, sendo estes os principais dinamizadores e embaixadores da região».
Do plano de acção da CETS “Gata-Malcata Terras do Lince” fazem parte vários projectos, a cargo de várias entidades, como os municípios de Almeida, Penamacor e Sabugal, a Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas/Reserva Natural da Serra da Malcata, a Associação de Municípios da Cova da Beira, a Associação Empresarial do Sabugal, Fórum Florestal – Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa, o Instituto Politécnico da Guarda, o Turismo Centro de Portugal e a Universidade da Beira Interior.
As entidades envolvidas reconhecem que a aprovação da candidatura «representa o reconhecimento de um território de elevado potencial, onde a Natureza e a paisagem se harmonizam num diálogo profundo» com os «magníficos produtos» e a «arte de bem receber» das suas gentes. A cerimónia de entrega dos certificados decorrerá nos dias 5 e 6 de Dezembro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.