Arquitecto da Guarda vence projecto para a construção do monumento aos veteranos luso-americanos


O projecto da autoria do arquitecto António Saraiva, da Guarda, para a construção de um monumento alusivo aos veteranos luso-americanos das guerras americanas, no Independence Park (Newark), foi o escolhido pelo júri do concurso entre os quatro pré-seleccionados. A lista incluía ainda trabalhos da autoria de João Martins e Nicole C. Rego, T.M. Rybak & Associates e Carlos de Oliveira.
De acordo com a memória descritiva do projecto de António Saraiva, «a solução apresentada, em perfeita conjugação com a envolvente, com um design simples e linear, mas afirmado, assume-se também como lugar de estar, de contemplação e reflexão», refere o documento, acrescentando que «todo o conjunto é envolto de forte simbologia, desde logo, o pavimento de granito em quadrícula, remete-nos para o jogo de xadrez, jogo de estratégia, de campo de batalha, e os pontos de água transmitem o dinamismo, a força e a acção dos combatentes».
Na memória descritiva é referido ainda que «os soldados representados em silhueta ou recortados na espiral pretendem, para além de representar os combatentes, homenagear o sacrifício humano e a coragem pessoal de cada um deles».