Arquivo Nacional disponibiliza ‘online’ documentos inéditos de Vergílio Ferreira
O Arquivo Nacional da Torre do Tombo e a Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas estão a disponibilizar “online”, e gratuitamente, documentos inéditos relacionados com o escritor Vergílio Ferreira, foi hoje anunciado.
O director de ambos os serviços, Silvestre Lacerda, anunciou hoje, em Gouveia, que o Arquivo Nacional da Torre do Tombo e a Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas iniciou, na quinta-feira, a disponibilização de um conjunto de manuscritos relacionados com Vergílio Ferreira, que estavam integrados “no fundo dos Serviços de Censura e também da PIDE/DGS”, a polícia política da ditadura.
Segundo o responsável, alguns dos documentos incluem “a parte relativa à censura do livro que conhecemos como ‘Manhã Submersa’, mas que não era esse o título original, era ‘Cavalo Degolado'”.
O director explicou à agência Lusa que estão acessíveis “os apontamentos em que Vergílio Ferreira justifica à Censura a importância da obra e consegue convencê-los a deixarem publicar essa mesma obra”.
Entre os documentos disponibilizados contam-se igualmente os que dizem respeito à “vigilância que a polícia política fazia de Vergílio Ferreira, recolhendo informação, que, a partir deste ano, [será] disponibilizada pelo Arquivo Nacional, assim como cerca de 18 milhões de imagens que nós [os arquivos], neste momento, disponibilizamos gratuitamente”, indicou.