Associação de Municípios da Cova da Beira com orçamento de 1,8 ME para 2016
A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) anunciou ter aprovado o orçamento para 2016, no valor de 1,8 milhões de euros, que «permitirá dar continuidade aos trabalhos» realizados o ano passado com os associados.
Segundo a AMCB, a Assembleia Intermunicipal reuniu-se no passado dia 29, em Pinhel, para análise, discussão e votação do orçamento e plano plurianual de investimentos para o ano de 2016, tendo os documentos sido aprovados por unanimidade pelos representantes dos 13 municípios presentes.
O presidente da associação, José Manuel Biscaia, citado num comunicado divulgado no dia 30, refere que no próximo ano a AMCB «irá dar continuidade aos trabalhos que tem realizado em parceria com os municípios associados». «Este trabalho tem corrido muito bem e é muito gratificante perceber que podemos sempre contribuir para encontrar o equilíbrio e a harmonia entre os desafios das autarquias e as necessidades dos cidadãos da região», assinala o responsável.
Em 2016 os objectivos da AMCB passam por «reforçar os laços existentes e criar novas e renovadas sinergias entre os municípios na área do ambiente, protecção civil, planeamento e ordenamento do território e conservação da natureza».
Continuar a colaboração com a Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior nas suas actividades de promoção de energias renováveis e redução e optimização energética nas empresas e nas infraestruturas municipais é outro propósito.
A associação pretende ainda «dar continuidade ao trabalho de cooperação transfronteiriça (Portugal-Espanha) em novos contextos institucionais, legais e operativos, através da apresentação de várias candidaturas» ao programa europeu INTERREG.
Promover a actualização, circulação e disponibilização de dados no Sistema de Informação Geográfica do território, promover projectos locais/internacionais no âmbito do conceito de cidades sustentáveis e estabelecer «redes de incorporação de saber tecnológico com instituições de ensino superior» também são objectivos para 2016.
O próximo ano, acrescenta a associação, permitirá o arranque de novas candidaturas e projectos no âmbito do novo quadro comunitário 2014/2020. «Prosseguiremos, com sensibilidade e bom senso, a nossa missão de bem servir os nossos associados, procurando reforçar os laços existentes num trabalho comum de sustentabilidade do desenvolvimento da Beira Interior», conclui José Manuel Biscaia, que também preside à Câmara Municipal de Manteigas, no distrito da Guarda.
A AMCB, com sede em Belmonte, no distrito de Castelo Branco, abrange os municípios deAlmeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres,Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.