Autarca de Pinhel vai ser mandatário distrital da candidatura de Pedro Santana Lopes


O social-democrata Rui Ventura, presidente da Câmara de Pinhel, vai ser o mandatário distrital da candidatura de Pedro Santana Lopes à liderança do PSD nacional. A confirmação foi feita ontem ao TB, depois de questionado sobre o futuro do partido. Rui Ventura, que já tinha manifestado publicamente o apoio a Pedro Santana Lopes, entendeu também ser o representante da sua candidatura. As eleições directas estão agendadas para o dia 13 de Janeiro.
Recorde-se que a Comissão Politica Distrital (CPD) da Guarda do PSD, liderada por Carlos Peixoto, anunciou o apoio à candidatura de Rui Rio à presidência do partido no passado dia 9, ainda antes de ele apresentar oficialmente a candidatura. O líder distrital admitiu que «jogava na antecipação» e que a Distrital preferiu «marcar posição» em vez de ficar «expectante». Carlos Peixoto também defendeu que «haveria toda a conveniência» que Pedro Santana Lopes «não avançasse com a candidatura», justificando que nesta altura da vida do partido não faria sentido que houvesse duas candidaturas que possam, em vez de unir o partido, «dividi-lo e fracturá-lo».
Rui Ventura, que foi o autarca do PSD com melhor votação no distrito nas últimas autárquicas, é que não comunga da mesma opinião. Dois dias depois do anúncio da Distrital do PSD, Rui Ventura escreveu nas redes sociais que apoiava a candidatura de Pedro Santana Lopes, como «militante de base» e «autarca de Pinhel».