Beatriz Fonseca, da Guarda, ingressa no Apollon do Chipre

A guardense, Beatriz Fonseca, ex-jogadora da Fundação Laura Santos, de Moimenta da Serra, no concelho de Gouveia, vai representar o Appolon Ladies FC, equipa do Chipre que soma 12 títulos de Campeão Nacional e outras tantas presenças na Champions League feminina.
«É com muito orgulho e satisfação que vimos informar que chegámos a acordo com o Campeão Nacional do Chipre, o Appolon Ladies FC, para a contratação da atleta Beatriz Fonseca (ex-Estoril Praia), internacional portuguesa Sub-19, presença constante na Seleção Nacional Sub-23/B de Portugal, e uma da mais promissoras e brilhantes avançadas do futebol feminino português», anunciou nas redes sociais Ricardo Derriça Pinto, o agente da atleta, salientando ainda que a equipa cipriota foi eleita «a 6.ª Melhor Equipa da Década pela UEFA e é sem dúvida um dos mais especiais projetos de futebol feminino a nível internacional».
Antes deste anúncio, Beatriz Fonseca, também conhecida por Bia, já fizera saber, também através das redes sociais, que não iria continuar no Estoril-Praia, clube que representou nos últimos 5 anos, após ter saído da Fundação D. Laura dos Santos.
«Estoril-Praia… com 17 anos foste o meu maior desafio. Obrigada por estes 5 anos, foi uma caminhada tão bonita. Obrigada a todas as pessoas com quem tive o privilégio de me cruzar. Fui tão feliz nesta casa. Vemo-nos por aí…agora é hora de voar», anunciou a jogadora, que acrescentou estar muito feliz por assinar contrato pela equipa cipriota.
Também o emblema do Chipre recorreu às redes sociais para manifestar a sua satisfação pela contratação de Bia. «A nossa equipa tem o orgulho de anunciar a transferência de Beatriz Fonseca, jogadora portuguesa, de 22 anos, que joga em todas as posições atacantes do campo e que escolheu vestir o número 18».
Natural da Guarda, onde nasceu no dia 15 de Setembro de 1998, Beatriz Pina Fonseca começou por treinar com a equipa da Fundação Laura Santos em 2012/2013, mas sem poder jogar, devido à idade. Na época seguinte ajudou a equipa de Moimenta da Serra a alcançar histórico 4.º lugar no principal campeonato de futebol feminino português.
Em 2015/2016 rumou ao Estoril-Praia, clube onde permaneceu cinco épocas e onde teve como colegas outras jogadoras ex-Fundação Laura Santos, nomeadamente Pipa (Daniela Alves), Filipa Rodrigues e “Chumbito” (actualmente no Seia FC). Durante a sua permanência no Estoril-Praia, Bia também passou a ser convocada para a Selecção Nacional B, onde é agora presença regular. Nas 5 épocas no clube da zona de Lisboa, Bia esteve em 113 jogos tendo apontado 42 golos.