Belmonte recebe colóquio internacional no âmbito da Judaica

O Colóquio Internacional “Inquisição, Cripto-Judaísmo, Marranismo” é um dos destaques da Judaica – Mostra de Cinema e Cultura em Belmonte, iniciativa que recebe pelo segundo ano consecutivo. Entre hoje e Sábado «será possível aproveitar um programa recheado de filmes, música, livros convidados tradições culturais, e não só, no Auditório do Museu Judaico e no Auditório Municipal», anuncia a Câmara local em nota de imprensa.
«Um dos momentos de maior destaque» da Mostra está reservado para o referido colóquio, a acontecer no Museu Judaico hoje, das 9h30 às 18h00, e amanhã, entre as 9h30 e as 13h00, que reúne participantes estrangeiros de «reconhecido prestígio, entre os quais Herman Prins Salomon, Jaime Contreras, Carsten Wilke e Peter Nahon». «De Portugal, figuras cimeiras como Moisés Espírito Santo, Maria Antonieta Garcia, Elvira Azevedo Mea, Susana Mateus e Teresa Cordeiro irão tecer importantes considerações sobre o tema».
Na sessão de abertura, agendada para as 18h30 de hoje no Auditório Municipal, será prestada homenagem ao recentemente falecido [11 de Janeiro de 2016] António Monteiro Cardoso com a apresentação do seu livro “Boas Fadas que te Fadem”», seguindo-se a exibição do documentário “O Cônsul Desobediente – Exílio em Portugal”, dedicado a Aristides de Sousa Mendes.
Destaque ainda para “Jerusalém Oriental/Jerusalém Ocidental”, documentário co-realizado pelo jornalista Henrique Cymerman, que acompanha a gravação de um álbum do activista e músico israelita David Broza, que será apresentado amanhã, a partir das 21h00, no Auditório Municipal. Antes é exibida a curta-metragem “O Bacon e a Ira de Deus”, de Sol Friedman.
«Mais do que um simples trabalho de estúdio, o disco, intitulado East Jerusalem / West Jerusalem, se torna num eloquente manifesto pacifista», informa a autarquia, acrescentando «assim como também as mulheres “No Salão da Fifi”, que transformam o simples acto de lavar o cabelo numa prova de que a vivência em conjunto é possível em paz». Este será exibido às 18h30 de Sábado no Auditório Municipal. Logo a seguir oportunidade para ver “Festins Imaginários”, de Anne Georget.
A longa-metragem “Uma Turma Difícil”, de Marie-Castille Mention-Schaar, às 10h00 de amanhã, e o documentário “Na Fila Por Anne Frank”, Sábado às 11h00, ambos no Auditório Municipal, foram os filmes escolhidos, respectivamente, para a Sessão Escolas e Sessão Famílias.
«Com o intuito de divulgar ainda mais a cultura judaica», do programa consta a tertúlia “O que nos Ensina o Shabbat”, agendada para as 18h00 de amanhã no Auditório Municipal, assim como visitas guiadas para escolas e visitantes, uma Feira do Livro e degustação de produtos kosher.
A Judaica encerra com o concerto “Sefardita – Klezmer: Uma Viagem Musical”, a acontecer às 21h00 de Sábado no Auditório Municipal, «que reúne os alunos da Escola de Música de Belmonte, em diálogo com a Orquestra Internacional de Clarinetes Príncipes das Astúrias e o Maestro António Saiote, que executará clássicos da música Klezmer», adianta a Câmara de Belmonte.
A quarta edição da Judaica – Mostra de Cinema e Cultura teve início em Lisboa, entre 16 e 20 de Março, passou por Cascais, entre 8 e 10 de Abril, e estará em Castelo de Vide de 5 a 8 de Maio. Para cada localidade há uma programação específica.