Bibliotecas da Comunidade Intermunicípal das Beiras e Serra da Estrela ligadas em rede e com oferta partilhada
As bibliotecas dos 15 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) vão passar a estar ligadas em rede e dis-ponibilizarão os respectivos acervos de forma partilhada. A iniciativa é da CIM-BSE e avançará em parceria com a Universidade da Beira Interior (UBI), com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
«É um projecto baseado numa plataforma já existente e que servirá de chapéu para que todos os acervos que hoje estão individualizados em cada biblioteca possam estar disponíveis em conjunto, ou seja, qualquer pessoa que venha, por exemplo, à Biblioteca do Fundão, quando acede a essa plataforma terá acesso a todos os livros que estão disponíveis em cada uma das bibliotecas, podendo-os requisitar», explicou o presidente da CIM-BSE, Paulo Fernandes.
Paulo Fernandes, que também é presidente da Câmara do Fundão, falava na cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação, realizada naquela cidade do distrito de Castelo Branco com a presença dos autarcas ou representantes dos 15 municípios abrangidos. Segundo adiantou, este projeto poderá abarcar mais de 30 mil utilizadores, que passam a ter a acesso a cerca de 600 a 700 mil docu-mentos, o que se constitui como «uma clara mais-valia» para a promoção do conheci-mento e investigação.
Paulo Fernandes vincou ainda que a iniciativa assenta numa lógica de optimização de recursos e que permitirá uma pou-pança no que concerne à utilização do sistema informático, que parte de um “software” livre criado pelos serviços da UBI.
Por outro lado, o autarca destacou a representativi-dade deste projecto para aquilo que é o modelo de união que a CMI-BSE defende para este território. «Mais do que anunciarmos que vamos cooperar, é muito importante termos projectos concretos que materializem essa colaboração e acho que este é um dos primeiros projectos que materializa o que é a geografia comum das Beiras e Serra da Estrela», afirmou.
O projecto implicará um investimento total de 80 mil euros (a realizar em duas fases) e o trabalho de imple-mentação já está a ser desenvolvido, prevendo-se que dentro de seis meses os acervos alargados já estejam ao dispor dos utilizadores. Além das bibliotecas munici-pais, esta rede também integrará as bibliotecas da UBI e do IPG, bem como algumas bibliotecas escolares.
A CIM-BSE é constituída por 12 municípios do distrito da Guarda (Almeida, Celo-rico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e por três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).