Bloco de partos do Hospital da Guarda condicionado no Natal

O bloco de partos do Hospital da Guarda é um dos nove de todo o país que vão estar condicionados no Natal, sendo o único da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro. Sete blocos pertencem à ARS de Lisboa e Vale do Tejo: São Francisco Xavier, Amadora-Sintra, Vila Franca de Xira, Abrantes, Caldas da Rainha, Santarém e Setúbal. O hospital de Beja também está incluído na lista.
No caso da Guarda, o bloco de partos fecha apenas na noite de Natal, das 19 horas de dia 24 às 9 horas de dia 25. Nos restantes oito condicionados, Abrantes, Beja e Santarém fecham durante 24 horas, das 8 horas do dia 25 às 8 horas do dia 26.
Quanto aos outros hospitais do país, os condicionamentos estão previstos para dois tipos de horários, até à próxima Segunda-feira: Caldas da Rainha, Vila Franca de Xira e Setúbal de Sexta-feira, estarão encerrados desde as 8 horas do dia 23 até às 8 horas do dia 26. Na antevéspera de Natal, fecham, ainda, os blocos de partos dos hospitais de São Francisco Xavier, em Lisboa, e Amadora-Sintra – estarão encerrados das 20 horas do dia 23 até às 8 horas do dia 26.
Segundo o anúncio publicado hoje nos jornais de âmbito nacional, 29 maternidades do SNS, de Norte a Sul do país, vão estar abertas durante o fim-de-semana. Segundo o anúncio, no dia 24 estarão em funcionamento 221 centros de saúde, número que baixa para 180 no dia 25.