Bombeiros de Famalicão da Serra continuam à espera de um novo quartel


Os bombeiros voluntários de Famalicão da Serra, na Guarda, continuam a ocupar um edifício sem condições e aguardam por financiamento comunitário para poderem construir um novo quartel, disse hoje à agência Lusa o presidente da direcção. «Já submetemos uma candidatura ao Portugal 2020 e temos que aguardar pela aprovação ou não. Espero bem que [a candidatura] seja aprovada, porque andamos há já quatro anos na luta pela construção do novo quartel», referiu António Fontes.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra, com um corpo activo de 56 elementos, foi criada em 3 de Julho de 2007, sucedendo à Secção Destacada dos Bombeiros de Gonçalo, que também ocupava as actuais instalações.
O corpo de bombeiros foi criado após a tragédia que ocorreu no dia 9 de Julho de 2006, quando um violento incêndio florestal na área da freguesia vitimou cinco sapadores chilenos e um bombeiro da então Secção Destacada dos Bombeiros Voluntários de Gonçalo. Dez anos volvidos, os voluntários continuam a ocupar, provisoriamente, instalações cedidas pela paróquia, que não possuem as melhores condições de operacionalidade.
As vítimas da tragédia ocorrida em 2006 serão amanhã homenageadas, estando prevista a presença da ministra e do secretário da Administração Interna. Inicialmente estava prevista a presença do primeiro-ministro António Costa, mas optou por ir assistir ao jogo da final do Europeu de futebol.
Fonte do Governo informou que o secretário de Estado, Jorge Gomes, irá presidir, pelas 15 horas, à sessão de abertura das Jornadas que assinalam o 10º Aniversário do Incêndio de Famalicão da Serra, em que faleceram seis homens.
Cerca das 17 horas, a ministra Constança Urbano de Sousa marcará presença na cerimónia de homenagem às vítimas, que decorrerá junto à lápide colocada no local que determina onde foram encontrados os corpos do bombeiro Sérgio Rocha e dos sapadores chilenos Sergio Navarro, Fabián Millán, Bernabé Ancan, Juan Bravo e Henry Polanco.