Bombeiros de Fornos de Algodres aplicam “lay-off” devido à redução de serviços


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres (AHBVFA) recorreu à medida de “lay-off” devido à redução do serviço por causa da pandemia da Covid-19, mas a direcção garante que «todos os serviços estão assegurados». «Como houve uma redução de mais de 40% dos serviços, nós achámos por bem, antes de haver rutura de financiamento para pagar os ordenados, como nós esperamos pagar ao fim do mês, entrar em “lay-off” [dispensa temporária de trabalhadores, que figura entre as 30 medidas que o Governo adoptou para conter os efeitos da pandemia da Covid-19 nas empresas]», explicou hoje à agência Lusa o presidente da AHBVFA, Fernando Rodrigues.
Apesar da situação, que é justificada por precaução, o dirigente dos bombeiros voluntários de Fornos de Algodres garante que «todos os serviços estão assegurados».
«Estão diariamente oito funcionários no quartel para assegurar toda a emergência que haja e temos equipas de prevenção, caso haja alguma situação mais gravosa», afirmou. O responsável sublinhou que a equipa de intervenção permanente «está a trabalhar a 100%» e os outros funcionários da instituição «a 50%», devido ao “lay-off” em vigor. Segundo o dirigente, a instituição entrou em “lay-off” no mês de Março e a medida será reavaliada este mês, em função da actual situação, embora aponte que devido à pandemia «90% dos serviços» de transportes de doentes não urgentes «foram cancelados».
A AHBVFA foi fundada no dia 3 de Dezembro de 1948 e possui um corpo activo composto por cerca de 70 bombeiros voluntários. (Foto: Jornal Terras da Beira)