Bruxelas diz ser “demasiado cedo” para se pronunciar sobre plano orçamental
A Comissão Europeia está a avaliar o esboço de projecto do Orçamento do Estado português para 2016 entregue na passada sexta-feira e diz ser ainda “demasiado cedo” para tomar uma posição, negando assim ter rejeitado o documento.
“Estamos agora a levar a cabo a nossa avaliação do esboço de plano orçamental. É demasiado cedo para nos pronunciarmos sobre a substância do plano nesta fase”, indicou à Lusa uma porta-voz da Comissão.
Questionada sobre uma carta alegadamente enviada hoje pela Comissão às autoridades nacionais, a mesma porta-voz acrescentou apenas que o executivo comunitário “está de facto em contacto com as autoridades portugueses”, no quadro do trabalho que está a conduzir para emitir o seu parecer relativamente ao projecto de orçamento.
Vários órgãos de comunicação social noticiam hoje que a Comissão Europeia não aceita o projecto orçamental para 2016 apresentado pelo Governo português por ter sérias reservas quanto aos pressupostos financeiros que constam no documento, posição transmitida numa carta alegadamente enviada por Bruxelas a Lisboa.