Burla no WhatsApp: “Olá Pai” ou “Olá Mãe”… dá cá dinheiro

Os esquemas fraudulentos que circularam nas plataformas digitais são variados. O sucesso dos mesmos deve-se à falta de literacia nesta área, mas principalmente porque este tipo de ataques criam algum tipo de envolvimento com a vítima.
O esquema não é novo, mas está a circular com força em Portugal. O Modus Operandi é simples! A vítima recebe uma mensagem no WhatsApp a dizer que é o filho ou filha e que precisa de dinheiro (há já algumas variantes, que envolvem outros membros da família).
O “atacante”, que se faz passar por filho ou filha, começa por dizer que mudou de número ou que está a usar um novo número temporariamente e pede ao “pai” ou “mãe”, que é a vítima, para lhe transferir um determinado valor via MB WAY para um pagamento importante. Há já vários casos de burla com este esquema em Portugal.
O que fazer se lhe acontecer isto?
Obviamente que não deve fazer nada! No entanto, é importante que este tipo de esquema seja denunciado às autoridades e que o alerta chegue a outras pessoas.
Este tipo de burla ganhou muita tração em outros países, como é o caso do Reino Unido, e está a acontecer com muita frequência em Portugal. De relembrar que os ataques de Phishing continuam a ser o principal vetor de ataque em Portugal.
As autoridades têm solicitado a todos que “caso sejam alvo deste tipo de burla, DENUNCIEM, mesmo que se trate de uma tentativa”.