Câmara da Guarda atribui Medalha de Honra grau ouro, a título póstumo, a Almeida Santos
A Câmara da Guarda atribuiu esta manhã a Medalha de Honra grau ouro, a título póstumo, a António de Almeida Santos, o primeiro presidente da Assembleia Municipal local e a Medalha de Mérito Municipal grau ouro a Vítor Cabeço, o primeiro presidente de Câmara eleito no concelho.
Na sessão de homenagem aos dois antigos autarcas da Guarda – Almeida Santos e Vítor Cabeço -, o actual presidente da Câmara. Álvaro Amaro, referiu que os primeiros eleitos para os órgãos autárquicos a nível nacional «são os verdadeiros capitães de Abril do poder democrático». «Esses, que abriram o caminho, os que foram à frente, os que lideraram», justificou.
Além da atribuição da Medalha de Honra a António de Almeida Santos (que foi presidente da Assembleia Municipal da Guarda entre 1977 e 1985), a autarquia da Guarda atribuiu também hoje o seu nome ao troço da Via de Cintura Externa que liga a zona da ponte pedonal (na Guarda-Gare) ao Parque Industrial.
Na homenagem póstuma, a filha de Almeida Santos, a deputada do PS na Assembleia de República Antónia de Almeida Santos, disse que aquele momento era «de grande significado e emoção». «Não podiam ter escolhido melhor a data para homenagear o meu pai. Foi um dos obreiros da democracia e da liberdade», afirmou.