Câmara da Guarda distinguida com “Selo de Município Amigos da Juventude”
A Câmara da Guarda foi a única do distrito a ser premiada com o “Selo de Município Amigos da Juventude”, atribuído pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ). A lista de 62 premiados foi dada a conhecer no passado dia 19 durante o II Encontro de Municípios Amigos da Juventude para atribuição daquela distinção às «autarquias que integram a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, criada pela FNAJ em 2019, e que se destacaram pelo envolvimento efectivo de jovens na construção de estratégias para o presente e futuro, contribuindo para a implementação de melhores políticas locais de juventude».
Os municípios vencedores na categoria máxima de três estrelas do Selo foram Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia, Vila Franca de Xira, Valongo, Portimão, Maia e Lousã, entre outros que foram premiados com aquela distinção nas restantes categorias de uma e duas estrelas, tendo em conta as estratégias que executaram para promover e apoiar a participação e a emancipação da população jovem dos seus concelhos.
Numa nota à comunicação social, a FNAJ informa ainda que no II Encontro de Municípios Amigos da Juventude, «que reuniu cerca de 200 autarcas e técnicos municipais de juventude, promoveu também um momento de partilha de estratégias e boas práticas municipais intitulado “O futuro das Políticas Locais de Juventude”, que teve como oradores Carlos Manuel Pereira, vogal do Conselho Directivo do IPDJ, João Pinto de Jesus, vogal da Direcção da Movijovem, e a directora Adjunta da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação Desporto/CES, Joana Lima, e vários vereadores e técnicos de municípios presentes».
Além disso, foi apresentado pela federação a revolucionária “Agenda para a Inovação das Políticas Locais de Juventude”, sobre a participação jovem do século XXI e a cidadania 3.0, bem como o “Pacto INOVE Jovem”, um documento que estabelece um compromisso entre o Estado Local e Central para cooperação, sinergias e inovação das políticas dirigidas às jovens gerações.
A Rede de Municípios Amigos da Juventude é pioneira na sua concepção, assumindo-se como um espaço privilegiado de partilha de boas práticas entre autarquias e enaltecendo o trabalho realizado pelos municípios portugueses, em matéria de políticas da juventude. Actualmente, reúne mais de 152 municípios que já fazem parte desta Rede comprometidos com os jovens e as suas organizações.