Câmara da Guarda poupa energia e só liga as luzes de Natal no dia 6 de Dezembro
Ao contrário do que tem sido hábito nos últimos anos, iluminação de Natal na Guarda não será ligada este ano a 27 de Novembro, dia em que se assinala o Feriado Municipal. A Câmara Municipal vai seguir as recomendações aprovadas em Conselho de Ministros para que a iluminação da época natalícia esteja ligada entre os dias 6 de Dezembro e 6 de Janeiro. A decisão do município foi comunicada pelo presidente, Sérgio Costa, na reunião do executivo desta Segunda-feira, na qual foi aprovada a abertura do concurso público para a aquisição de serviços para a produção do evento “Cidade Natal”.
O autarca avisou que as medidas para poupança de energia terão de «ir mais além» do que a época de Natal e avisou que está a ser «desenhado um plano de acção com vista «a uma redução drástica» da factura da energia.
A iluminação de Natal na cidade deverá custar cerca de 110 mil euros, um valor similar ao de anos anteriores. Questionado sobre o facto de não havido uma redução da despesa, Sérgio Costa respondeu que tem «de haver alguma equidade», argumentando que deve haver a mesma atenção para com os comerciantes da Estação ou da Póvoa do Mileu como para com os do centro da cidade. Mais detalhes na próxima edição em papel do Jornal Terras da Beira.