Câmara da Guarda pretende contratar serviços para intervenção nas árvores do concelho

A autarquia justifica que, de acordo com o levantamento efectuado, se verificou que grande parte das árvores da Guarda e também de algumas freguesias do concelho necessitam de intervenção. Dessa observação foram definidos cinco tipos de intervenção, isto é, algumas das árvores deverão ser podadas e outras abatidas, «incidindo «na sua esmagadora maioria sobre árvores mortas, localizando-se a grande parte do Parque Municipal da Cidade, junto da Rua Alves Roçadas», refere a proposta a que o TB teve acesso.
Está também prevista a plantação e retancha de 202 árvores dispersas por diversos locais, destroço de cedros e tratamento químico de tílias.
Com o argumento de que o município «não dispõe de meios técnicos especializados na área para, de imediato e dentro do período que é permitido, efectuar este tipo de trabalhos, será necessário proceder à contratação destes serviços, prevendo-se um custo de 60 mi euros, a que acresce a taxa de IVA em vigor».
A proposta deverá ser submetida à discussão e aprovação amanhã na reunião do executivo municipal, que decorrerá em Aldeia Viçosa.