Câmara da Guarda pretende reforçar o posicionamento do TMG

TB
ano que agora tem início é de continuidade no Teatro Municipal da Guarda (TMG) mas com algumas novidades. A começar pela agenda cultural, que se apresenta com um novo grafismo da responsabilidade do designer da casa, Tiago Rodrigues, que o vereador da Cultura, Victor Amaral, considera «muito mais bonita», destacando no entanto que mais importante que a nova imagem, «mais apelativa», no entender do programador, Victor Afonso, é o conteúdo. «Uma programação densa, diversificada e de qualidade, para todos os públicos», o que vem ao encontro da política cultural defendida por este executivo, recordou o vereador esta Segunda-feira durante a apresentação da programação para o primeiro trimestre de 2016, ano em que a autarquia pretende reforçar o posicionamento do TMG enquanto estrutura cultural âncora, através de uma programação integrada.
Continuar a promover uma cultura de envolvimento da comunidade é outro dos objectivos que a Câmara da Guarda pretende manter, em nome da «sustentabilidade e eficiência de recursos». Victor Amaral diz que as receitas aumentaram com as actividades extra-programação que o TMG tem acolhido, e apoiado, o que permitiu um «reforço financeiro» nos últimos dois anos.
Embora «não muito grande», esta «melhoria financeira vai permitir ter outras apostas, como é o caso dos grandes concertos», garante Victor Amaral, sublinhando que «melhorámos não só em termos de programação mas também de captação de novos públicos». Concretamente, o orçamento previsto em 2016 é de «140 mil euros». Em 2015 foram, aproximadamente, «118 mil euros» e no ano anterior «108 mil euros». O orçamento possível, referiu o vereador, recordando as dificuldades financeiras da Câmara da Guarda.
Definindo o TMG como uma estrutura de inclusão social, cultural e amiga das famílias e dos públicos em geral, Victor Amaral anunciou três medidas, complementadas com um reforço nos processos de visibilidade geral do teatro. São elas a restruturação total do programa Amigos TMG, com a criação de um único cartão gratuito entregue mediante a compra de 30 euros em ingressos duma programação, lançamento da campanha Dois em Um, para uma carteira de espectáculos até um número de lugares definido, e a criação de um serviço lúdico criativo de babysitting.
Quanto ao modelo de gestão, o vereador recordou que a Câmara da Guarda tem vindo a estudar o assunto, estão várias hipóteses em cima da mesa, mas defende que ainda é cedo para falar sobre essa questão. «Durante 2016 haverá novidades», disse, avançando que muito provavelmente isso irá suceder quando o processo de extinção das empresas municipais estiver concluído.
Em relação à programação para o primeiro trimestre do ano, uma das grandes novidades é a realização de uma extensão do CineEco 2015 – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que se realiza em Seia, anualmente em Outubro e de forma ininterrupta, desde 1995, por iniciativa do Município. Serão exibidos filmes premiados naquele festival, concretamente “Passar-se”, de Carl Jávier, “Todo o tempo do mundo”, de Suzanne Crocker, “Paraíso”, de Nash Ang. Haverá ainda uma sessão de curtas-metragens para o público infantil.
Os concertos de Camané, Brigada Victor Jara, David Fonseca, Ana Deus, Adriana Quiroz e Hitchpop são alguns dos destaques na área da música.
No teatro, entre Janeiro e Março há “Terra Sonâmbula”de Mia Couto pela ESTE, Juntos em Revista de Marina Mota, espectáculo inserido no programa de Carnaval GuardaFolia, “O Guardião do Rio” do Teatro da Palmilha Dentada e “Portugal Sem Remorso” a partir de Alexandre O’Neill de Ana Nave e João Reis.
Nas artes plásticas, destaque para a exposição “Passé Présent – Pinturas da Memória” de Luís Rodrigues, patente na Galeria de Arte entre 23 do corrente a 31 de Março.
Mantém-se a iniciativa Famílias ao Teatro, estando agendados os espectáculos “Antes de Começar”, do Teatro do Bolhão, “Poeira de Estrelas”, com coreografia e interpretação de Yola Pinto, e “Farsa de Inês Pereira”, pelo Vicenteatro.
Duas oficinas de dança contemporânea, orientadas por Mário Afonso, destinadas a crianças dos três aos nove anos e ao público sénior, que apresentarão, em conjunto, um exercício final, são o destaque das actividades promovidas pelo Serviço Educativo do Teatro Municipal da Guarda.