Caminhada a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro
A sétima edição de “Pequenos Passos, Grandes Gestos”, uma iniciativa do Movimento Vencer e Viver (MVV) do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que já angariou mais de 160 mil euros e contou com a participação de mais de 65 mil pessoas, está agendada para o próximo dia 1 de Outubro, a partir das 15 horas, e as inscrições já estão abertas.
As caminhadas contra o cancro da mama decorrem em simultâneo em sete cidades da região Centro onde existem extensões de funcionamento do MVV: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu. Na Guarda, a exemplo do que tem acontecido nas anteriores edições, a concentração será na Alameda de Santo André. Os participantes percorrerão depois as principais ruas da cidade até à Praça Luís de Camões.
As inscrições para a sétima edição de “Pequenos Passos, Grandes Gestos” já estão abertas (mais informações em https://www.ligacontracancro.pt/paginas/detalhe/url/caminhadas-pequenos-passos-grandes-gestos/preview/true/).
Como refere a organização, as caminhadas, abertas a todos os interessados, não havendo restrições de participação (não se destinam exclusivamente ao público feminino), são realizadas através de uma inscrição, que confere o acesso a um kit de caminhada (t-shirt, garrafa de água e folhetos informativos). A inscrição tem o valor de cinco euros, que revertem na íntegra para o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O cancro da mama, uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher.
Em Portugal, anualmente são detectados cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama, e 1.500 mulheres morrem com esta doença. O conhecimento das causas possíveis, o apelo à participação no rastreio, o alerta para os seus sintomas, o modo como decorre o diagnóstico, tratamento, e recuperação são aspectos que as caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos” pretendem sensibilizar o mais possível. «A intenção é sensibilizar as comunidades locais para a importância da prevenção e detecção precoce do cancro da mama, divulgar os serviços da Liga de apoio à mulher, sobretudo o Movimento Vencer e Viver, e angariar fundos para o apoio ao doente oncológico e seus familiares», refere a organização.
De acordo com declarações de Vitor Rodrigues, do Núcleo Regional do Centro da LPCC, «é uma luta [contra o cancro da mama] que nunca deve terminar e em que devemos acreditar que, embora nem sempre possível de ganhar, pelo menos que a podemos dominar».